MENU

BUSCA

Colunista de OLiberal.com lança obra sobre transição do trabalho humano para inteligência artificial

'Proteção dos direitos humanos fundamentais' é o 10º livro individual de Océlio de Jesus C. Morais

Redação Integrada

“Proteção dos direitos humanos fundamentais – perspectivas na sociedade tecnológica de risco” é o novo livro do humanista e juiz federal do trabalho do TRT 8ª Região, Dr. Océlio de Jesus C. Morais, que acaba de ser lançado pela editora SAFIS, de Porto Alegre (RS).

A obra analisa o problema da proteção dos direitos humanos fundamentais e propõe um novo postulado teórico — no âmbito da sociedade da inteligência artificial — como a necessidade de redimensionar cientificamente o objeto de estudo do direito do trabalho tradicional para o direito do trabalho tecnológico.

Pós-doutor em Direitos Humanos e Democracia pelo Ius Gentium Conimbridge da Faculdade de Direito de Coimbra (POR), Océlio Morais oferece ao público uma obra que aborda com densa preocupação social a questão da substituição progressiva do trabalho humano tradicional pela inteligência artificial (robôs) — realidade que desafia, na visão do autor, a inovação legislativa à proteção do trabalho diante da automação.

O livro também traz os dez mandamentos dos direitos sociais, composto de regras e princípios à efetividade dos direitos sociais fundamentais.

Este é o 10º livro individual do juiz paraense, que também escreve todas as terças-feiras no portal OLiberal.com.

Océlio de Morais