MENU

BUSCA

Papo Liberal com Érika Horiguchi, Aprender, CCXP 100% digital, Dou-lhe uma

Mais Liberal

Papo Liberal

A Mais Liberal conversou com Érika Horiguchi, executiva da Gamma Comunicação e responsável pela gestão das mídias digitais da agência. Ela falou sobre as novas ondas no Marketing de Influência e a cultura de influenciadores digitais. Confira a entrevista: 

O que fica de lição do episódio Gabriela Pugliesi (que sofreu um “cancelamento digital” e perdeu patrocinadores)?
Acho que fica uma lição pra ela e pra todos nós. Ela, como uma pessoa influente de acordo com o termo que define a profissão, deveria sempre ter cuidado em não dar maus exemplos. Quanto ao posicionamento posterior, vejo que boa parte do que aconteceu foi por bater na mesma tecla da “desculpa” e não seguir adiante para que as pessoas superassem mais rápido e entendessem que houve o arrependimento. Acabou  perdendo mais patrocinadores do que poderia ter perdido.
E pra gente, acho que deveríamos lembrar que não existe ninguém perfeito e que todos podem e vão errar e tudo bem. A cultura do “cancelamento” é o oposto da empatia. Não precisamos apontar o dedo na cara de ninguém e ainda chamar os amigos para mostrar o erro de alguém. Estamos todos em evolução. Resumindo: a estratégia de gerenciamento de crise não foi a melhor.

Com a pandemia, as empresas passaram a priorizar criadores de conteúdo com causas. É uma tendência que veio pra ficar?
O uso das redes sociais já era um costume consolidado e estabelecido na nossa rotina. Com a pandemia e nosso tempo em casa, a necessidade de ocupar o tempo consumindo ainda mais conteúdo aumentou e, consequentemente, começamos a ver com mais atenção o dia a dia das outras pessoas e dos criadores de conteúdo, que são uma linha de influencer envolvente. Juntaram a fome com a vontade de comer. A forma das marcas se comunicarem vem mudando bastante e os criadores de conteúdo estão bem-alinhados a essa nova maneira.
 
Por que que influenciadores menores costumam engajar mais do que aqueles que têm uma grande base de seguidores?
Os seguidores dos nanos influencers são pessoas que realmente consomem o conteúdo, não é um público que segue por seguir. São pessoas que realmente se identificam com o influenciador, têm laços mais fortes. Inclusive sobre a questão de ser naturais e mostrarem um realidade verdadeira. Quanto ao número de seguidores, tenho visto já influenciadora com um grande número e alto engajamento.
 
Qual é a nossa realidade dentro do universo de influenciadores regionais?
Somos privilegiados. Temos diversos influenciadores de sucesso. Pessoas que amam o Pará pelo que ele representa, um estado rico em recursos naturais, em cultura e história. Influenciadores de opiniões fortes e divergentes, com histórias únicas de vida, o que faz com que o conteúdo seja real.
 
Quais cuidados as marcas devem ter ao escolher influenciadores para representá-las?
O principal: fazer sentido para a marca e o influenciador engajar o seu público. Vai sair todo mundo muito feliz dessa parceria.
 
Que dicas você deixa para o empreendedor que pretende selecionar influenciadores digitais para a sua marca ou produto?
Não escolha o influenciador pelo número de seguidores. Escolha  porque são pessoas alinhadas ao conceito e valores da marca. Procure por verdade, por pessoas que são potenciais clientes do seu produto e, claro, que engajem o próprio público.

Aprender

É o nome da seção que o YouTube lançou em alguns países, incluindo o Brasil, que reúne conteúdo educativo. Devido à alta demanda do público em isolamento social, interessado em adquirir conhecimento sobre assuntos diversos, a média de visualizações diárias de vídeos com a temática “ensino em casa” na plataforma aumentou mais de 120% globalmente desde março de 2020.

Aprender II

A curadoria é feita tanto por algoritmos quanto por seleção humana, inclusive parceiros como a Fundação Lemann. O hub congrega produções sobre biologia, educação financeira, carreira, desenvolvimento pessoal, artes, literatura e vídeos de DIY (“faça você mesmo”, em português).

CCXP 100% digital

Assim será a Comic Con Experience, maior festival de cultura pop do País. A solução encontrada foi tornar o evento totalmente virtual, no mesmo período em que estava marcada a edição física, início de dezembro. A organização assegura que não será uma simples live, e sim uma experiência digital para a indústria do entretenimento em escala global. O tema deste ano será ‘A Journey of Hope' (em português, Uma Jornada de Esperança). A proposta é levar uma mensagem positiva por meio da cultura pop.

Dou-lhe uma...

Cerca de 500 imóveis serão leiloados em 21 estados, entre eles o Pará. Há opções de casas, apartamentos, terrenos, prédios comerciais e galpões. Os lances iniciais vão de R$ 24 mil a R$ 69,2 milhões. Os interessados em participar devem acessar o site da leiloeira, zukerman.com.br, ler o edital do lote desejado e se habilitar para o leilão. Após o processo, basta dar os lances no imóvel para ter a chance de arrematá-lo.

Janela reaberta

Um dos principais pontos turísticos de Belém e há quatro meses fechado por conta da pandemia, o Portal da Amazônia poderá ser novamente usufruído pela população a partir deste domingo, 19. Com isso, serão também retomadas as atividades econômicas no local, passando a ser permitida a venda de alimentos, artesanato, serviços de lazer, entre outros.

The Flash

Na última quarta, 15, a fabricante chinesa Oppo realizou um evento para apresentar suas novidades. Entre as novidades, os carregadores com e sem fios considerados mais rápidos do mundo. Com velocidades de até 125 W, o acessório é capaz de recarregar uma bateria de 4.000 mAh em apenas 20 minutos. Para ir de 0% a 50%, bastam pouco mais de 5 minutos. Ainda não há previsão de quando e a quanto o dispositivo chegará ao Brasil.

Pílulas Digitais 

Francy Rodrigues dá uma dica infalível para vender o seu produto pelo Instagram. Confira!



Mais Liberal