MENU

BUSCA

Eu Curto com Priscilla Castro, 'AP de todos os tempos' e marcha contra o trabalho infantil

Mais Liberal

Eu Curto

Nesta edição da Mais Liberal, a jornalista Priscilla Castro fala sobre sua coleção de rolhas de vinho. 

Nome: Priscilla Castro
Idade: 40
Profissão: jornalista, editora e apresentadora do JL1, da TV Liberal
Curto: rolhas de vinho
Quantidade: Nunca parei pra contar, mas são muitas. Ficam na sala, num vidro que já aumentou de tamanho algumas vezes.

"Comecei a apreciar mais vinhos e, com um tempo, passei também a guardar as rolhas para lembrar os momentos em que as garrafas foram abertas. Elas simbolizam lembranças de bons momentos com a família, amigos e em viagens. Entre a coleção, há rolhas trazidas de Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, e também Argentina, Chile, Europa e Estados Unidos. Em datas comemorativas, costumo anotar na rolha para lembrar depois. Tenho algumas bem antigas, rolhas de garrafas que ganhei de presente e que foram especiais."

Memória

A Assembléia Paraense vai lançar, em 23 de abril, “AP de todos os tempos". O livro “passeia” pelo centenário do clube, um dos mais antigos do Brasil. O trabalho vem sendo realizado pelos escritores João Carlos Pereira, Vera Cascaes e Carla Vianna. Edição de Augusto Henrique. 

Legenda: Sede campestre da Assembléia Paraense, em 1960, logo após a conclusão da primeira etapa do projeto.

Não ao trabalho infantil

No próximo dia 1º de março, pessoas de todos os estados do país estarão na capital para a II Marcha de Belém contra o Trabalho Infantil. O evento é organizado pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e tem apoio da Diretoria da Festa de Nazaré. A concentração será na Praça Pedro Teixeira, na escadinha da Estação das Docas, a partir de 8h.

Preconceito estrutural

Apesar de serem a maioria da população brasileira, um estudo realizado pela Kantar revelou que apenas 41% dos entrevistados  sentiriam-se muito confortáveis em ter uma mulher ocupando o cargo de CEO em uma grande empresa no País. Entre os homens, o índice cai para 33%. Surpreendentemente, 52% das brasileiras ouvidas também abraçam a tese de que mulheres não devem liderar companhias de porte.

Preconceito estrutural II

Em pleno século XXI, a maioria dos entrevistados ainda considera que setores como moda, educação, beleza, saúde e bem-estar são mais 'adequados' à liderança feminina. Já empresas de engenharia, segurança, automotivas e aeroespaciais seriam 'melhor comandadas' por homens.

Empregos temporários

A indústria brasileira de chocolates gerou 14 mil vagas temporárias diretas e indiretas para atender à Páscoa 2020. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Amendoim e Balas (Abicab). As empresas iniciam o planejamento para a data com cerca de 18 meses de antecedência e começam a contratar já em setembro do ano anterior.

Empregos temporários II

As posições contemplam tanto a linha de produção quanto os pontos de venda. Apenas nas fábricas, há um incremento de cerca de 16% no volume de mão de obra no período. A produção de 2020 já está em andamento e a previsão é de que os produtos comecem a abastecer as gôndolas logo após o Carnaval.

Superapps

É cada vez maior a concorrência entre aplicativos que oferecem diversos serviços, como o Rappi, os chamados "superapps". Desta vez, o iFood estabeleceu uma nova parceria de entrega de comidas com a startup Zee.Dog, voltada para o segmento pet. Incluirá em seu portfólio a entrega de produtos para cães e gatos. Essa é a primeira operarão do app fora do setor de alimentação. E não é apenas o iFood que busca a diversificação de serviços. A 99 também criou, recentemente, um braço de entrega de comida, o 99 Foods.

Conversão no cartão

A partir de março, compras realizadas em moeda estrangeiras com cartão de crédito passarão, obrigatoriamente, a ter o valor da cotação do dia da compra, e não mais ao referente à data de fechamento da fatura, como a maioria dos bancos trabalhavam.

A mudança foi estabelecida pelo Banco Central, ainda em 2018, mas vira regra no próximo mês. A nova norma torna mais previsível a compra em moeda estrangeira no cartão de crédito em um momento de fortes oscilações do dólar americano.

Mais Liberal