MENU

BUSCA

Eu recomendo com Erika Siqueira, Solidariedade, Futuro Profissional

Mais Liberal


Eu Recomendo 


Nome: Erika Siqueira
Idade: 49 anos
Ocupação: jornalista e professora de graduação e pós-graduação 
Recomendo: o livro "Silêncio. O poder da quietude em um mundo barulhento", de Thich Nhat Hanh

image Divulgação


Por que você indica?
Eu estou reaprendendo a viver nessa nova realidade e tomei como aprendizado, neste momento de quarentena e distanciamento físico e emocional, um tempo para mim mesma. Um momento de parar, respirar fundo e refletir sobre viver o presente e melhorar a minha saúde emocional. Já havia lido o livro "A Arte de Viver", do monge vietnamita Tchi Nhat Hanh, e estava em busca de uma leitura para ajudar a desacelerar, silenciar e prestar atenção nas maravilhas da existência de tudo que estava a minha volta neste momento desafiador. No livro Silêncio, o monge zen compartilha ensinamentos de como parar, respirar e acalmar a mente, porque todos sabemos que “existe uma rádio sempre ligada em nossa mente, a que eu chamo de Estação PSP: Pensando Sem Parar”.

Como tem sido sua rotina com todas as mudanças causadas pela pandemia?
Na Estácio, foi adotada plataforma para que houvesse continuidade nas aulas da graduação e pós-graduação de forma remota e ao vivo. Então, continuei estudando - curso o 4º semestre de Psicologia -, preparando e ministrando aulas em home office. Hoje, me tornei mais disciplinada com essa nova rotina acadêmica. Minha filha também está numa plataforma cujas aulas precisam ser acompanhadas e auxiliadas pelos pais, em casa. Só saímos para realizar atividades essenciais como ir ao mercado, farmácia e consultas médicas, quando necessário, sempre usando máscaras e adotando os cuidados de proteção recomendados pela OMS. Mas, recentemente, me dei uma viagem de autoconhecimento, de uma semana, na rota do vinho do interior de São Paulo, com o livro na bagagem, para ajudar a relaxar e meditar.

Que mensagem você deixa para os nossos leitores?
Tudo o que acontece na sociedade certamente impacta na educação. Acredito que o melhor enfrentamento nessa fase da pandemia seja estarmos bem-informados - porque a informação segura e de qualidade salva vidas - e aproveitar para realizar cursos remotos, sejam por meio de lives, webnários ou aprofundar a aprendizagem através de livros. Recomendo a todos também um tempo pra si. Escolha um momento do seu dia, pare, respire lentamente e relaxe. Já vai ser revolucionário para ajudar a encontrar um lugar de calma em si mesmo e profundo autoconhecimento.

NOTAS:

Leila canta Roberto 


Neste sábado, 29, às 20 horas, a cantora paraense Leila Pinheiro realiza live, direto de seu estúdio, em casa, no Rio de Janeiro, com repertório especial de músicas do Rei e seus parceiros. O encontro será transmitido pelo canal da artista, youtube.com/leilapinheirooficial.

Solidariedade

A diCasa e a Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia (AVAO) realizam, aos sábados, o projeto ‘Construção Solidária diCasa’. De 9h às 12h, na diCasa Entroncamento, a loja solidária da AVAO oferecerá peças de artesanato, confeccionadas pelas pacientes com câncer que são assistidas pela instituição, expostas para venda. Toda renda será revertida para elas.
 

Futuro profissional 

Realizada há 19 anos, a Feira USP e as Profissões, um dos mais tradicionais eventos da Universidade de São Paulo, ganhará versão digital e totalmente gratuita, nos dias 3 e 4 de setembro, em virtude da pandemia. Com programação dinâmica e interativa, contará com lives, bate-papos, vídeos exclusivos sobre cursos e carreira e conteúdos culturais, com informações e atividades elaboradas pelas equipes de seus 142 cursos, em oito campi, além dos museus e órgãos de cultura. Para participar, basta acessar o site uspprofissoes.usp.br

 

Futuro profissional II  

Entre as atividades culturais, será possível fazer passeio virtual no Parque CienTec, incluindo planetário e trilha ecológica, preparação vocal com Croalusp e um programa de exposições do Museu do Ipiranga. Ainda, bate-papos sobre música e outras atrações.

 

Muito Além da Black Friday

É o nome da pesquisa realizada pela Globo para entender as necessidades e desejos dos consumidores para a data. O estudo apontou que 68% dos entrevistados têm o hábito de fazer compras durante as promoções da Black Friday. Revelou ainda que sete em cada dez brasileiros deixaram de comprar algo durante os momentos da pandemia, o que representa um potencial animador para a retomada dos negócios.


Muito além da Black Friday II

A sondagem feita pela Globo constatou também que 65% das pessoas estão enxergando na data uma oportunidade para se presentear. Já 55% acreditam que será a melhor época para compras este ano; e 51% dizem que irão priorizar produtos de marcas que fizeram algo positivo durante a pandemia. Foram ouvidos, de forma on-line, 1700 consumidores maiores de 18 anos de todo o Brasil, das classes A, B e C.

Mais Liberal