MENU

BUSCA

Vai fazer o CNU 2ª edição? Veja o que já sabemos sobre o novo Concurso Unificado

E mais: mentora orienta como estudar para o TJPA, que está com edital aberto para Residência Jurídica

Karina Jaques

O Concurso Nacional Unificado teve sua segunda edição anunciada oficialmente pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A segunda edição do CNU vai oferecer 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos da Administração Pública Federal. O anúncio foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, no final do mês de abril, em entrevista coletiva.

Do total de vagas, 2.180 são para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário.

As demais vagas (1.172) serão para formação de cadastro reserva. Todas essas vagas são de nível superior.

Novo CNU: veja o que se sabe sobre cargos ofertados, cronograma e vagas no Pará
Mais de 1.500 vagas foram destinadas ao MGI, um dos órgãos com maior número de oportunidades da edição

Governo Federal anuncia 2ª edição do CNU com 3.352 vagas para 35 órgãos
Edital será lançado em julho; provas objetivas estão previstas para 5 de outubro

Segundo a ministra, a previsão é que os candidatos da lista de espera sejam convocados em curto prazo logo após a homologação dos resultados do CNU 2.

Na nova edição do CNU, as vagas estarão divididas em nove blocos temáticos, mas será apenas um edital. O MGI adotará a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com possibilidade de o candidato definir uma lista com a ordem de preferência pelos cargos.

As provas objetiva e discursiva do CNU 2 serão realizadas em duas fases e em duas datas. O MGI prevê que a prova objetiva seja aplicada em 5 de outubro deste ano, em 228 cidades de todas as unidades da federação, como ocorreu em agosto de 2024. Somente os habilitados nesta primeira fase, farão a prova discursiva em 7 de dezembro.

A banca examinadora ainda não foi definida, e o MGI firmará o contrato com a empresa escolhida por chamamento público, com dispensa de licitação, mesmo modelo adotado na primeira edição do concurso unificado. A partir da contratação da banca examinadora, a ministra estima que o edital do CNU 2 seja publicado no início de julho.

De acordo com o cronograma apresentado, as inscrições dos candidatos devem ser realizadas em julho. A divulgação dos resultados ocorrerá em fevereiro de 2026.

TJPA está com edital aberto para Residência Jurídica: Vanessa Mansur orienta como estudar.    

Para auxiliar quem está estudando para as provas do concurso de Residência Jurídica do TJPA a coluna entrevistou a Mentora Vanessa Mansur.   

Vanessa deu as seguintes orientações:   

1- Esteja atualizado nas jurisprudências e súmulas.   

2- Estude os assuntos focando em questões objetivas e discursivas.    

Para acessar a íntegra dessa e de outras entrevistas sobre concursos públicos, entre na área O Liberal Concursos, no Youtube, e nos siga nas redes sociais @oliberal e @professorakarinajaques

Karina Jaques