MENU

BUSCA

Tecnologia oferece ferramentas para organização financeira; confira aplicativos para usar na rotina

Elisa Vaz

A tecnologia está em constante expansão e, com o crescimento da popularidade da inteligência artificial, como o Chat GPT, muitos passaram a temer o lado negativo dessa evolução.

Mas, é da parte positiva que eu quero falar. A tecnologia pode ser usada para o bem e, quando falamos de finanças, ela é capaz de ajudar muito com a organização do orçamento.

VEJA MAIS:

Especialista do Sicredi dá dicas para organização financeira em 2023
Planejamento financeiro é a melhor opção para evitar o endividamento

Plataforma ajuda consumidor a economizar e colocar orçamento em dia
Conteúdo, disponível dentro do site da Febraban, teve mais de três milhões de acessos neste ano

As chamadas “fintechs” são todas as tecnologias financeiras, que estão disponíveis na palma da mão, a maioria de graça, para usuários interessados.

Se você usa o “roxinho”, saiba que é adepto das fintechs, afinal, os bancos digitais são tecnologias financeiras, e eu quero mostrar que existem muitas outras formas de otimizar sua rotina.

Por exemplo, um dos passos primordiais para ter um orçamento organizado é anotar os gastos - afinal, você só saberá seus gastos se anotá-los, né? E, em vez de ficar escrevendo tudo no bloco de notas do celular ou em uma agenda física, você pode ser mais tecnológico e baixar aplicativos específicos de organização das finanças.

Por meio dos aplicativos desse nicho, é possível ver os gastos anotados separados por segmento. Por exemplo, a própria plataforma mostra quanto você usou com transporte, quanto gastou com alimentação e qual foi o custo da sua moradia em determinado período.

Também existe a ferramenta de conectar o aplicativo direto com a sua conta bancária; assim, ter os gastos anotados se torna ainda mais automatizado.

Se você ainda não é adepto de tecnologias, melhor ficar por dentro. Ser organizado e ter controle sobre as finanças é parte importantíssima do processo de ter um orçamento em dia, e se existem aplicativos que facilitam tudo isso, por que não aderir?

Confira algumas opções de fintechs para organização:

  • Mobills: aplicativo organizador que divide ganhos e gastos e separa as despesas por categoria, oferecendo uma análise completa ao usuário. Ele ainda inclui uma comparação do desempenho do controle financeiro no mês atual com os resultados de períodos anteriores.
  • Organizze: concentra as informações financeiras do usuário em um único lugar, com a possibilidade de acessar atualizações de contas bancárias e cartões de crédito e receber alertas sobre os boletos que estão para vencer.
  • Money Lover: nele você cria categorias e pode rastrear débitos e empréstimos e cadastrar objetivos a serem cumpridos - o aplicativo emite uma notificação se você atingir um valor determinado. Há ainda o “modo viagem”, sendo possível cadastrar gastos em uma moeda de outro país.
  • Monefy: o destaque é a praticidade. A ferramenta permite a criação de novas categorias de gastos de acordo com a necessidade do usuário. Também gera um gráfico fácil de ler, um retrato das finanças pessoais e garante o compartilhamento de dados entre dispositivos para que funcione como uma planilha de orçamento familiar.
  • Wallet: faz conexão direta com diversos bancos, incluindo as transações bancárias do usuário automaticamente na ferramenta. Os gráficos e relatórios financeiros também são atrativos, e o aplicativo ainda oferece orçamentos flexíveis de acordo com o objetivo de cada pessoa - por exemplo, pagamento de empréstimos, compra de um carro ou poupança para a aposentadoria.
Economia com E