MENU

BUSCA

O nome de Wilt Chamberlain nunca foi tão citado como nesta temporada da NBA

Uma das maiores lendas da liga, o ex-pivô teve marcas históricas ultrapassadas

Danilo Monteiro

Wilt Chamberlain é figura constante na maioria dos melhores quintetos da história da NBA. Quatro vezes MVP e duas vezes campeão da liga por Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers, Wilt também é dono dos recordes mais absurdos da NBA, como a icônica partida dos 100 pontos, em 1962.

Algumas das marcas de Chamberlain são consideradas inquebráveis, mas uma delas caiu nesta temporada e algumas passaram perto de serem ultrapassadas. Na madrugada da última quarta-feira, Russell Westbrook, armador do Oklahoma City Thunder, conseguiu incríveis 20 pontos, 20 rebotes e 21 assistências. O único jogador a alcançar 20/20/20 nas estatísticas foi Wilt, em 1968. Westbrook, em fevereiro, anotou seu 10º triplo duplo consecutivo e quebrou o recorde de Wilt (9), que já durava 51 anos.

O nome de Wilt Chamberlain nunca foi tão citado - desde sua aposentadoria - quanto nesta temporada. Jogadores da atual geração estão levando o basquete a um outro nível. Wilt Chamberlain, porém, deve manter alguns de seus recordes monstruosos por um bom tempo.

Confira alguns dos maiores recordes de Wilt Chamberlain:

- Maior média de pontos em uma temporada: 50,4 (1962)
- Maior número de pontos em um jogo: 100 (1962)
- Maior número de rebotes na história: 23.924
- Maior média de rebotes por jogo: 22,9
- Maior número de rebotes em um jogo: 55 (1960)

OFF Danilo Monteiro