MENU

BUSCA

Mulheres no Cinema III - Cineastas

Marco Antonio Moreira

Na iniciativa de evidenciar o dia internacional da mulher durante o mês de Março publico mais uma relação de mulheres cineastas. É importante que o leitor tenha informação sobre filmes dirigidos por mulheres como meio de valorizar talentos que durante muitos anos tiveram menos destaque do que realmente mereciam. Esta terceira relação inclui nomes de mulheres cineastas e na próxima semana publicarei nomes de compositoras de trilhas musicais e posteriormente, de grandes atrizes do cinema.

Na relação desta semana temos cineastas de países como Brasil, China, EUA, França, Inglaterra, Alemanha e Nova Zelândia. Alguns títulos citados poderão ser encontrados em plataformas streaming, DVD, blu-ray ou YouTube.

Boa sessão!

Cineastas:

Ava DuVernay: diretora, roteirista e publicitária americana. Foi vencedora do prêmio de melhor direção no Festival Sundance (2012) por Middle of Nowhere tornando-se a primeira mulher afro-americana para ganhar o prêmio. DuVernay foi a primeira diretora negra a ser nomeada para um Globo de Ouro e Oscar.

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

Filmes: Durval Discos (2002), Que Horas Ela Volta? (2015).

Liv Ullman: atriz, escritora diretora norueguesa. Ullman ficou internacionalmente conhecida como atriz em extraordinária parceria com o diretor Ingmar Bergman em filmes como Persona (1966) e Gritos e Sussurros (1972). Iniciou carreira como diretora com Kristin (1995).

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

Filmes: O Ébrio (1946), Pinguinho de Gente (1949), Coração Materno (1951)

Chloe Zhao: diretora, roteirista, produtora e editora chinesa. Zhao trabalha nos EUA e seus filmes foram aclamados pela crítica especializada especialmente Nomadland que recebeu diversos prêmios desde o ano passado.

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

Filmes: Tomboy (2011), Retrato de uma Jovem em Chamas (2019).

Maren Ade: cineasta, produtora e roteirista alemã. É considerada um dos principais expoentes do novo cinema alemão. Seu filme mais conhecido é Toni Erdmann que fez sucesso no Festival de Cannes (foi vencedor do prêmio da crítica internacional) e foi selecionado como representante da Alemanha ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Filmes: Todos os Outros (2009), Toni Erdmann (2016).

Sally Potter: diretora, produtora, atriz e roteirista britânica. Trabalha em filmes de ficção e documentários. Vencedora de vários prêmios internacionais incluindo o Prêmio Goya de Melhor Filme Europeu por A Festa (2019).

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

Filmes: Mar de rosas (1977), Das tripas coração (1982) e Sonho de valsa (1987).

Jorane Castro: roteirista e diretora paraense que realizou mais de 20 filmes entre documentários e ficções. Em 2017, lançou o longa-metragem “Para Ter Onde Ir” que recebeu diversos prêmios.

Filmes: As Mulheres Choradeiras (2000), Para Ter Onde Ir (2017).

Jane Campion: diretora de cinema neozelandesa. Única cineasta a receber a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes pelo filme O Piano (1993) pelo qual também ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

image

Filmes: O Piano (1993), Retrato de uma Mulher (1996).

Zienhe Castro: diretora, produtora e roteirista paraense. Atua como produtora cultural. Dirigiu documentários e filmes de ficção.

Filmes : Ervas e Saberes da Floresta (2011), Promessa Azul e Branco (2013).

Cineastas brasileiras que merecem atenção: Carla Camurati, Lúcia Murat, Daniela Thomas, Flávia Castro, Tizuka Yamazaki, Eliane Caffé, Maria Augusta Ramos, Sandra Werneck, Gabriela Amaral Almeida e Viviane Ferreira, entre outros nomes.

Cine News