MENU

BUSCA

Conheça os filmes brasileiros indicados e premiados no Oscar

Marco Antônio Moreira

Filmes brasileiros premiados e indicados

Esta semana foi divulgado que o filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles foi indicado para concorrer como melhor filme internacional pela Associação de Críticos de Hollywood. É uma boa notícia para um dos filmes mais conhecidos do cinema brasileiro dos últimos anos que tem uma carreira admirável em diversos festivais. Um dos prêmios mais importantes foi o Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 2019. A partir deste prêmio o filme foi convidado para vários festivais e tem agradado boa parte da crítica.

Quando “Bacurau” foi lançado nos cinemas brasileiros já existia uma grande expectativa do público que se confirmou com a boa bilheteria nos cinemas brasileiros. A carreira do filme continua em ascensão e existem possibilidades de “Bacurau” ser indicado ao Oscar de melhor filme internacional. Caso seja indicado, o filme fará parte de uma seleta galeria de filmes brasileiros que tiveram indicações ao maior prêmio do cinema americano e certamente será um dos filmes nacionais com maior número de prêmios e indicações da história do cinema brasileiro.

Neste interessante tema sobre o cinema brasileiro preparei relação de alguns filmes para contribuir com o leitor com informações sobre algumas premiações e indicações ao Oscar do cinema nacional. Alguns títulos mencionados foram realizados em coprodução com outros países.

Vale conhecer ou rever todos os títulos que, de alguma maneira, expressam a qualidade do nosso cinema.

Previna-se! Use Máscara! Boas sessões!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aventura Perdida de Scrat (2004) de Carlos Saldanha

Indicado ao Oscar de melhor curta metragem que foi registrado na Academia como uma produção norte-americana. O esquilo Scrat segue com sua paixão pelas nozes. Mas ele não as come, guarda todas as que encontra em uma árvore.

 

 

 

 

 

O Menino e o Mundo (2016) de Alê Abreu

Indicado na categoria de Melhor Animação. A história de um menino que mora com o pai e a mãe em uma casa no campo. O pai sai de casa em busca de trabalho na cidade grande e, em seguida, o filho segue o pai descobrindo as dificuldades e desigualdades do mundo.

Me Chame pelo seu Nome18 (2018) de Luca Guadagnino

Indicado para nas categorias de melhor longa, diretor, direção de fotografia, montagem, ator e ator coadjuvante. Venceu na categoria de melhor roteiro adaptado. Coprodução Itália, França e Brasil. Um jovem passa o verão na casa de seus pais na Itália e inicia relacionamento com professor.

Cine News