MENU

BUSCA

Yago Pikachu e Vinícius seguem sem sucessores na idolatria

Carlos Ferreira

Pikachu ainda sem sucessor no Papão

Desde a saída de Yago Pikachu, o último grande ídolo bicolor, o Papão teve onze laterais direitos. Quem foi o melhor dos candidatos a sucessor? A julgar pelos números, foi Ayton. Ele foi titular em toda a temporada 2017. Fez 54 jogos e quatro gols. Roniery fez 38, Matheus Silva 32, Edson Ratinho 21, Tony 19, Bruno Oliveira 15. Os demais foram Christian, Hayner, Lucas Taylor, Maicon Silva e Jhonnatan.

Yago Pikachu jogou no time principal do Paysandu de 2012 a 2015, fez 221 jogos e 64 gols. São números que devem seguir imbatíveis por muito tempo na lateral direita bicolor. História semelhante ele está construindo no Vasco, onde já tem 36 gols em 189 jogos. Ao todo, 100 gols em 410 jogos na carreira profissional. São poucos os atacantes com a média dele: 0,24 gol por jogo.

 

No Leão, insucesso de Eduardo Ramos eleva a cotação de Vinícius

Antes da volta de Eduardo Ramos, o goleiro Vinícius avaliou que estava abaixo do meia como aspirante a ídolo do Remo. Com o insucesso do ER nesse retorno, cresceu a cotação de Vinícius como atleta mais querido do Leão Azul, embora não tenha brilhado tanto este ano quanto nas temporadas anteriores.
Ambos têm contrato até outubro de 2020. Yuri, Cesinha e Neto Baiano também. 

Diferente de Eduardo Ramos, Vinícius tem titularidade certa para a próxima temporada. Folgadamente, o goleiro goiano de 34 anos é a melhor importação feita pelo Remo nesta década, num universo de 277 jogadores contratados desde 2011. Não é exagero situar Vinícius entre os dez melhores goleiros da história do Leão Azul.

 

BAIXINHAS

* Vinícius é um legado de Josué Teixeira, que o trouxe do Boa Vista/RJ em 2017. Ele veio porque César, agora reserva imediato no Flamengo, desistiu de vir. Recuou, depois de ter dito "sim". Vinicius tem 87 jogos e dois títulos estaduais no Leão Azul. Apesar de todo o cartaz, não pode vacilar. Afinal, o reserva Thiago já mostrou que é outro goleirão.

* Cuiabá é 12º colocado na Serie B com 36 pontos em 28 jogos. Goiás é o 9º da Série A com 37 pontos em 26 jogos. Os dois se enfrentam quarta-feira na Arena Pantanal, com os goianos precisando só do empate para ser o adversário do Paysandu na decisão da Copa Verde. O Goiás faz a segunda melhor campanha do returno na Série A, superado somente pelo Flamengo.

* Zagueiro Vitor Oliveira e o atacante Higor foram autorizados por seus clubes, Tombense e Ferroviária, a prorrogar o vínculo e defender o Paysandu na decisão da Copa Verde. Papão com 26 atletas. Atividades recomeçam segunda-feira, após dez dias de folga.

* Carlos Martins, pai de Eduardo Ramos, fez contato com o colunista. Alegou que o filho foi boicotado no Baenão e que por isso não rendeu, mas que voltará em 2020 disposto a tudo para brilhar e recuperar o prestígio junto à torcida azulina.

* Personagens da Segundinha: Albertinho (União Paraense), Vânderson (Atlético Paraense), Jax Cametá (Carajás) e Wando (Itupiranga) são ex-jogadores que estreiam como técnicos. Emílson (Vênus) e Fábio Oliveira (Vila Rica) estão na segunda temporada nessa função.

Carlos Ferreira