CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

Um trator sem freio na Curuzu

Carlos Ferreira
fonte

Grandes clubes não dão mais espaço para volantões, os "pitbulls", que se impõem pela força física em marcação implacável, como é o caso de Mikael, o trator sem freio do Papão. O futebol de alta intensidade e marcação avançada, nível mais elevado, está exigindo zagueiros e volantes com técnica para precisão nos passes. Mas no padrão de Série C ainda cabem alguns brucutus.

Mikael foi importante na melhor fase do Papão na Série C marcando por dois. Assim, o time bicolor avançava as linhas e não se expunha tanto. Quando o nível da competição subiu e o Papão perdeu competitividade, Mikael passou do ponto na agressividade, prejudicou o time ao ser expulso em Salvador, ficou mal visto e continua "pagando o pato".

O que ficou de lição da "chinelada"?

Para atletas sub-20, que estão em momentos decisivos para os sonhos no futebol, toda lição é importante. Os meninos do Remo, em duplo confronto com o Internacional, estão podendo mensurar bem as suas valências técnicas, físicas e emocionais. Imaturos, foram muito atrapalhados pela ansiedade e nervosismo. O time gaúcho tem mais força e mais estabilidade, mas a maior vantagem está na maturação, com intercâmbio dentro e fora do país. São garotos com experiência internacional. E o reflexo foi a "chinelada" de 3 a 0, domingo, em Belém, restando o jogo de Porto Alegre, sábado (22).

O abismo entre as realidades do futebol de base na nossa região e das regiões sul e sudeste se traduz em confrontos como esse, Remo x Inter. É um abismo por razões financeiras, sim, mas principalmente de mentalidade. Afinal, se há dinheiro para "rasgar" em enxurradas de contratações, por que não haveria para um investimento sério na base?

BAIXINHAS

* É justo dizer que, apesar da defasagem em relação ao Inter, o Remo está fazendo o melhor trabalho no futebol de base no Pará. Os títulos atestam! Se seguir evoluindo, vai colher frutos, mais cedo ou mais tarde.

* Mikael segue no Papão para a Copa Verde e se a comissão técnica for mantida ele ficará para 2023. Impetuoso, ele personifica a garra que a torcida tanto cobra de todos os atletas. Por isso, se expõe a sucessivos cartões. Se conseguir dosar o ímpeto, sobe a cotação.

* O Remo tem uma equipe de psicólogos liderada pelo Dr. Manoel Christo. O trabalho desses profissionais pode contribuir muito para os garotos do sub-20 aproveitarem o intercâmbio com o Inter. Na fase de formação, algumas derrotas podem ser muito mais edificantes que as vitórias, sobretudo no lastro emocional.

* Jogos do Inter sub-20 na temporada: 16 do Gaúcho, 6 da Copa SP. Total: 40 jogos, média de quatro por mês. Remo: 15 jogos do Campeonato Paraense, 4 da Copa do Brasil, 5 amistosos. Total: 24, média de 2,4 por mês. Além disso, as condições de trabalho são incomparáveis. A defasagem da base no Pará é lastimável.

* Com o lateral-direito Thiago Felipe e o meia Érick, o Paysandu aumentou para seis a quantidade de garotos da base no elenco profissional para a Copa Verde. Os outros quatro são o goleiro Cláudio Victor, o lateral-esquerdo Renan Moura e os atacantes Adilson e Roger.

* Goleiro Gabriel Bernard, do Paysandu, já jogou a Copa Verde. Foi em 2020, pelo sub-23 do Atlético Goianinense: vitória sobre o Sinop e duas derrotas para o Brasiliense. O atleta de 22 anos, formado no Flamengo, vai ser titular do Papão na estreia, dia 29, em Belém, contra Humaitá/AC ou Náutico/RR.

* Parauapebas x Esmac. Esse confronto reabre hoje o campeonato da Segundinha e aponta o oitavo times das quartas de final. Já estão lá: Cametá, Capitão Poço, Santa Rosa, São Francisco, Carajás, Vila Rica. O Atlético Paraense também conquistou a vaga em campo, mas tem a ameaça jurídica do União Paraense. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Carlos Ferreira
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA