MENU

BUSCA

Somente dois jogadores podem ser realmente tricampeões paraense

Carlos Ferreira

Só Vinícius e Mimica podem ser tri

O goleiro Vinícius e o zagueiro Mimica, campeões pelo Remo em 2018 e 2019, são os únicos atletas com a possibilidade do tricampeonato. Vinícius é titular absoluto do Leão. Mimica perdeu a titularidade ao sofrer uma grave confusão no ano passado. Voltou após cirurgia, mas frequentando muito o banco de reservas. Agora, com a saída de Rafael Jansen, suspensão de Fredson e lesão de Kevem, deve formar dupla com Neguete.

No Paysandu, Perema é o único jogador que já fez festa de campeão. Duas vezes: no Parazão 2017 e na Copa Verde 2018. Tem mais de 100 jogos pelo Papão. Nos times do interior, o volante Ricardo Capanema, do Bragantino, foi pelo campeão estadual pelo Cametá e pelo Paysandu. Os técnicos Cacaio do Bragantino e Artur Oliveira do Remo foram campeões pelo Remo como atletas e como técnicos.

 

Interrupção por quatro meses e meio

A pandemia do coronavírus tornou singular a edição 2020 do centenário Campeonato Paraense, pela interrupção por quatro meses e meio. Ineditismo ainda mais marcante vai ser a ausência de público nos estádios.

Nos 40 jogos das oito rodadas, foram vendidos 140.004 ingressos. O Remo foi o campeão de público com média de 18.145 pagantes por jogo. O Paysandu teve 11.815. O terceiro do ranking é o Castanhal com 4.680. A pior média foi do Tapajós com apenas 354 por jogo. O Boto só vendeu 1.063 ingressos em três jogos em Santarém.

 

BAIXINHAS

* Se tivermos Re-Pa nessa reta final do campeonato, sem público, será algo inédito nos 106 anos dessa rivalidade. Nos 753 clássicos já disputados entre azulinos e bicolores, jamais faltaram espectadores.

* O Re-Pa da era profissional com menor público ocorreu em 1984, no Seletivo à Taça CBF (2a divisão nacional), com 2.068 pagantes, que viram um empate em 0 x 0, no Mangueirão. O Remo conquistou a vaga e foi vice-campeão brasileiro naquela temporada. Perdeu o titulo para o Uberlândia/MG.

* Itupiranga x Carajás no sábado, dia 1°, e Bragantino x Independente no domingo, dia 2, serão em 9h30, em pleno calorão de agosto. Nessa retomada do futebol, após quatro meses e meio de interrupção, os atletas vão ter que se superar fisicamente.

* Dois atenuantes fundamentais são as paradas para hidratação (uma em cada período) e a possibilidade de até cinco substituições, que vem sendo importante até em jogos noturnos, como vimos no campeonato carioca. Aqui, na nossa região, muito mais. Também no dia 1°, Castanhal x Tapajós às 16, Paysandu x Paragominas às 19. Dia 2, Remo x Águia às 16 horas.

* Um dos cinco contratados do Castanhal para a reta final do Parazão é o atacante Betinho, de 20 anos, fruto do próprio Japiim, mas que está vinculado ao Remo e foi emprestado. Betinho ganhou contrato com o Remo depois que se destacou na Copa São Paulo pela Desportiva. Estava cedido pelo Leão ao Fast/AM.

Carlos Ferreira