MENU

BUSCA

Série C vai confirmando as projeções

Carlos Ferreira

No início do campeonato, as projeções da coluna indicavam classificação possível com 29, provável com 29 e segura com 30 pontos. A uma rodada do fechamento da fase, essa é a realidade para os cinco clubes (Botafogo/PB, Remo, Aparecidense, Vitória e Ypiranga) que disputam as duas últimas vagas para os quadrangulares do acesso.

Há possibilidade até mesmo de classificação com 27 pontos, caso todos os cinco concorrentes empatem no sábado. O Remo está no G8 pelo número de gols marcados: dois a mais que a Aparecidense e seis a mais que o Vitória. No saldo de gols estão empatados com quatro.

Dos cinco concorrentes, o Botafogo/PB tem melhor situação por jogar pelo empate, contra a Aparecidense, com chance de seguir até com derrota. A segunda maior possibilidade é do Vitória, por decidir em casa contra o Brasil de Pelotas. A Aparecidense decide em casa. O Remo, com o maior desafio, em Ribeirão Preto, contra o Botafogo/SP.

Lucas Costa volta em novo cenário

Recuperado de lesão, o zagueiro Lucas Costa, do Paysandu, estará "tinindo" para o quadrangular, mas com concorrentes que não tinha antes de se lesionar: Naylhor, Salazar e até Douglas, que provou ter merecimento de novas oportunidades. Genilson, por sua vez, é titularíssimo da zaga bicolor.

A concorrência acirrada tem (quem diria?!) Naylhor em vantagem, pelas boas atuações contra Campinense. Trata-se de um atleta de 35 anos que ficou desempregado ao final da campanha da Tuna na Série D, chegou ao Papão numa emergência e está emplacando.

BAIXINHAS

* Gerson Gusmão apontado como um dos maiores culpados pela situação difícil na Série C, classificado como "retranqueiro". Mas se Gusmão não tivesse consertado o sistema defensivo, a luta do Remo agora seria contra rebaixamento. Isso precisa ser reconhecido.

* Zé Carlos, um gol tomado e algumas grandes defesas em quatro jogos pelo Remo. O goleiro ganhou a confiança de todos no clube, enquanto Vinícius arquiteta novos passos na carreira política.

* Dois laterais paraenses conhecidos como "Pará" na Série B e um na Serie C. Erinaldo, 34 anos, de Rio Maria, é do Sampaio Corrêa. Marcos Rogério, 36 anos, ex-Santos e Flamengo, é do Brusque. Anderson, 26 anos, de Capanema, que foi base do Remo, está no Mirassol.

* Gaúcho Mikael já tem 26 jogos e três gols pelo Paysandu. Nada mal para quem estava sem espaço no Ypiranga/RS no começo da temporada. Mikael vai completar 29 anos no próximo dia 20, na estreia do Papão no quadrangular.

* Números do Remo como visitante nesta Série C. Em oito jogos, fez apenas quatro gols d tomou onze. Tem uma vitória, dois empates, cinco derrotas. Apenas 20,8% de aproveitamento, 16a posição considerados só os números de visitantes.

* Curuzu ou Mangueirão para o quadrangular? O leitor Rômulo Silva propõe o debate. Entende que seu o Paysandu não deveria abrir mão do caldeirão bicolor, mesmo que perca na renda. Na Curuzu o Papão empatou com Brasil e Figueirense e venceu todos os outros nesta Série C.

Carlos Ferreira