MENU

BUSCA

Remo e Paysandu estão empatados em títulos internacionais

Carlos Ferreira

Leão e Papão, 3 x 3 em títulos internacionais

Títulos declarados pelos próprios clubes, entre Internacionais, nacionais, regionais e estaduais, são 57 do Remo e 56 do Paysandu. E cada um disputou 99 decisões clássicas títulos. O Leão foi 42 e o Papão 43 vezes vice.

Em matéria de títulos internacionais, empate em 3 x 3. O Leão conquistou o torneio de Caracas em 1950 e o torneio Suriname/Brasil em 1984 e 1999, ambas as edições em Paramaribo. O Papão conquistou o torneio Suriname/Guiana/Brasil em 1953, em Paramaribo; torneio Brasil/Suriname em 1965, em Belém; e o torneio Suriname/Brasil/Holanda, em 2011, em Paramaribo.

 

Libertadores, o topo do continente

Em títulos internacionais, 3 x 3. Mas na importância das competições quem chegou ao topo do continente foi o Paysandu, disputando garbosamente a Copa Libertadores da América em 2003, com 71% de aproveitamento em oito jogos. Nos quatro jogos que fez fora do Brasil, venceu Cristal no Peru, Cerro Portño no Paraguai e Boca Junior na Argentina, além de ter empatado com o Universidad Católica no Chile.

O Remo teve a honra de jogar na Europa em 1994, no torneio de Toulon (França). Foi vice-campeão. Eliminou a seleção de Bucaresti (Romênia) nos pênaltis, após 1 x 1 nos 90 minutos. Alex Dias fez o gol azulino. E perdeu o título nos pênaltis para o Toulon, após 1 x 1 nos 90 minutos, quando Mazinho fez o gol remista.

 

BAIXINHAS

* Remo, Paysandu e Tuna disputaram algumas outras competições internacionais, de menor importância, que não contabilizam. A Tuna conquistou o troféu de um torneio internacional em Belém em 1977. Torneios semelhantes foram conquistados em Belém pelo Leão em 1975, 1981 e 2012.

* O Remo perdeu dois acessos a competições continentais que pareciam garantidos. Em 1997 deixou de entrar na Copa Conmebol quando perdeu para o Rio Branco por 2 x 1, em Belém, depois de ter empatado no Acre em 0 x 0. 

* E em 2014 o Leão Azul deixou de obter vaga na Copa Sulamericana ao perder a Copa Verde para o Cuiabá, sendo goleado em Cuiabá por 5 x 1, depois de ter vencido em Belém por 4 x 1. Nas duas decisões os remistas cometeram o pecado soberba.

* O histórico em torneios com clubes do Suriname, Remo, Paysandu e Tuna devem ao empresário da área de turismo Francisco Meireles. Foi ele quem articulou e viabilizou as interessantes competições, em que nossos times enfrentaram Voorwarts, Transval, SNL, Robinhood, Inter Moengotapoe do Suriname, seleção do país, seleção de Aruba...

* Mesmo com essa porta internacional aberta, os clubes nada fazem para manter o intercâmbio, que poderia oportunizar a chegada a outros países da região. Em 2011, por exemplo, o torneio conquistado pelo Paysandu teve a participação do holandês  Excelsior Rotterdam,  que o Remo derrotou por 2 x 1.

Carlos Ferreira