MENU

BUSCA

Leão define as etapas do recomeço no futebol

Carlos Ferreira

Até o final de outubro, a contratação do executivo de futebol. Em seguida, o técnico. Esses dois e a direção do clube vão decidir as contratações de jogadores durante novembro e primeiros dias de dezembro. Um mês antes da estreia no Parazão, o novo elenco vai começar as atividades na pré-temporada, segundo o presidente Fábio Bentes.

A FPF programou para 12 de novembro o Conselho Técnico do Parazão 2023. É quando deverá ser confirmada a data de 15 de janeiro para a abertura do campeonato estadual. Assim, o recomeço do Leão Azul seria pouco antes ou pouco depois de 15 de dezembro. O CT azulino estará pronto até lá, mas o Remo planeja fazer a pré-temporada no interior, talvez novamente em Parauapebas.

Meninos do Papão subiram pra compor ou pra jogar?

Goleiro Cláudio Victor, laterais Thiago Felipe e Renan Moura, meia Érick, atacantes Adilson e Roger. Esses garotos sub-20 subiram ao elenco profissional para jogar na Copa Verde ou só para compor o elenco?

É possível que alguém ganhe alguma chance de jogar, mas a tendência é que só componham e aproveitem para evoluir física, técnica e emocionalmente. Lamentavelmente, nenhum atleta de base no Pará sobe pronto para jogar. A maior defasagem deles é física. Jogam pouco e numa intensidade muito abaixo dos profissionais. Tirando raras exceções, em geral, levam um ano em transição para terem possibilidade de emplacar. Contra eles o fato de nossos clubes não terem a categoria sub-23, criada justamente para essa transição.

BAIXINHAS

* O Paysandu havia anunciado que não contrataria para a Copa Verde, mas trouxe do Caxias/RS o centroavante Matheus Batista. A decisão foi tomada para reposição, pela saída de Marcelo Toscano, por motivo pessoal. Outro que saiu, também por razão particular, foi o lateral Igor Carvalho. O volante João Vieira está sendo preparado para "quebrar o galho" nas laterais.

* Remo enviando kit de material esportivo para Danrlei, secretário de esportes do Rio Grande do Sul, que foi goleiro do Leão Azul na Série B de 2007, já como ídolo do Grêmio. A homenagem traduz um avanço de mentalidade no clube. Afinal, Danrlei tem ação na Justiça cobrando do Remo cerca de R$ 150 mil.

* O presidente Fábio Bentes reconhece que a cobrança de Danrlei é legítima, pelo que o clube ficou devendo há 15 anos, e não confunde as coisas. Na época, o Remo encerrou a campanha rebaixado à Série C e com seis meses de atraso nos salários.

* Dia D para o Paragominas em sua luta para seguir na elite do Parazão. Hoje à tarde o STJD vai julgar o processo que pode rebaixar o Bragantino e salvar o Paragominas, caso sejam reconhecidas supostas ilegalidades de Hatos do Bragantino e Guga do Águia. O clube marabaense corre risco de perder vaga na Série D para o Castanhal.

* Além do gramado reformado, o Centro de Treinamentos do Remo tem melhorias também nos vestiários e em algumas outras dependências. O CT passará a ser utilizado regularmente pelo elenco profissional em janeiro, na fase final da pré-temporada.

* Esta coluna completa hoje 19 anos nas páginas de O Liberal, honra que divido com os leitores e colaboradores.

Carlos Ferreira