CARLOS FERREIRA

Jornalista, radialista e sociólogo. Começou a carreira em Castanhal (PA), em 1981, e fluiu para Belém no rádio, impresso e televisão, sempre na área esportiva. É autor do livro "Pisando na Bola", obra de irreverências casuais do jornalismo. Ganhador do prêmio Bola de Ouro (2004) pelo destaque no jornalismo esportivo brasileiro. | ferreiraliberal@yahoo.com.br

É o crivo que define o suco

Carlos Ferreira

As informações levantadas pelos analistas de desempenho, a avaliação do técnico e auxiliares, a capacidade financeira, projeto e vitrine do clube, além do o poder de negociação do executivo são os principais fatores de êxito na contratação de jogadores. Será que esse processo é mesmo cumprido no Leão e no Papão? Foram assim as graciosas contratações do bicolor Pipico e do azulino Pimpão, por exemplo? Cito os dois porque todos os dados consideráveis de avaliação os reprovavam.

Se é o crivo que define o suco, o Remo vive o momento mais precioso do projeto para 2023, já que está contratando quem vai ser decisivo nos erros e nos acertos. O Paysandu tem a Copa Verde e o processo eleitoral para cumprir antes das deliberações para a próxima temporada.

E a análise de conduta?

O comportamento extracampo não aparece nos scouts, mas não deixa de caber na alçada dos analistas de desempenho, visto que uma coisa depende da outra. A conduta profissional é sempre fundamental para a formação de um grupo comprometido com a causa do clube.

O crivo da conduta é possível com informações nas redes sociais, na imprensa e principalmente nas consultas diretas a outros profissionais. Com números (dados técnicos) e fatos comportamentais, traça-se um perfil suficiente para saber se vale ou não vale a pena contratar esse ou aquele jogador. Será que esse processo é mesmo cumprido? Ou são impostas vontades ditadas pela palpitaria? Claro que sim! As decisões nem sempre são técnicas. Há sempre alguém destoante falando mais grosso. Isso não é novidade.

BAIXINHAS

* A permanência de Márcio Fernandes no Paysandu para a Copa Verde tem a ver com atitude solidária de jogadores que querem seguir trabalhando com ele. Quem ficar, deve fazer da CV a oportunidade de se redimir e ganhar contrato para 2023.

* Serão bem os casos do zagueiro colombiano Salazar, que não chegou a jogar na Série C, e do atacante Dioguinho que esteve esquecido, mas ressurgiu muito aceso contra o Vitória. Danrley e Marlon já estão vinculados para a próxima temporada. Thiago Coelho, Genilson, Lucas Costa, Yure, Mikael, Toscano, Gabriel Davis e Patrick Brey  também vão seguir o trabalho.

* Calendário 2023. Campeonatos estaduais vão começar dia 15 de janeiro, Copa do Brasil dia 22 de fevereiro, Série C dia 23 de abril, Série D dia 30 de abril. A Copa Verde/2023 ainda não tem datas, mas está prevista para o primeiro quadrimestre.

* Marlon, do Paysandu, saiu da Série C como vice-artilheiro com 10 gols, dois a menos que Alex Henrique da Aparecidense. Camilo, do Mirassol, com nove gols, ameaça a vice-artilharia de Marlon. Tem os dois jogos da decisão do título, contra o ABC, para superar (ou não) o bicolor.

* Bruno Alves, autor de 7 gols em 32 jogos pelo Remo, tem três jogos pela Ponte Preta na Série B. Jogou 21 minutos contra a Chapecoense, 12 contra o Sport, 18 contra a Ponte. Brenner, autor de 11 gols em 32 jogos pelo Remo, tem dois gols na Série B, em quatro jogos pelo Ituano. Marcou contra Tombense e Brusque.

* Bastidores do Paysandu fervem nas definições pré-eleitorais. O presidente Maurício Ettinger resolveu disputar a reeleição. Felipe Fernandes e Sérgio Solano são os adversários já declarados. Alberto Maia pode ser mais um. Eleições em novembro.

* Remo x Capital/TO, Copa do Brasil sub 20, hoje, 15h30, no Baenão. É jogo único na fase. Havendo empate, classificação decidida nos "pênaltis".

* Tuna vai ter dupla Kauê e Kauã no elenco profissional. Kauê Sampaio é volante e Kauã é zagueiro, frutos da base.

Carlos Ferreira
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CARLOS FERREIRA