MENU

BUSCA

Duas classificações que devem ser bem valorizadas

Carlos Ferreira

Embora o Madureira seja o 9° colocado no campeonato carioca, eliminá-lo com vitória (1 x 0) sendo visitante, não é um feito qualquer. E o Paysandu merece aplausos principalmente por ser um time na fase básica da sua construção. Da mesma forma,

A classificação do Remo no interior gaúcho, com vitória maiúscula sobre o Esportivo (2 x 0), merece o devido reconhecimento, embora o time de Bento Gonçalves seja o penúltimo colocado do Gauchão.

Em outros tempos, nos queixávamos porque nossos times reabilitavam quem estava mal. Desta vez, foram implacáveis. A dupla Re-Pa saiu-se tão bem na primeira fase da Copa do Brasil, que o fiasco do Castanhal tornou-se irrelevante. Sabe-se lá o que vão conseguir na próxima fase o Remo contra o CSA e o Paysandu contra CRB ou Goianésia, mas já faturaram R$ 1,2 milhão, cada, e vão disputar mais R$ 1,7 milhão, cada, em abril.

Nomes em alta

Neste momento de alta da dupla Re-Pa, alguns novatos estão em destaque. No Papão, o técnico Itamar Shulle, o lateral Israel e o atacante Igor Gularte. No Leão, o lateral  Wellington Silva, e os atacantes Renan Gorne e Dioguinho. Também no Leão, o meia Felipe Gedoz reestreou confirmando o seu protagonismo no time azulino.

As avaliações, por enquanto, são em cima de impressões, inclusive para quem não está agradando. Alguns dos criticados hoje ainda serão festejados amanhã, e vice versa. Afinal, o cenário ainda é preliminar. Vamos devagar com o andor...

BAIXINHAS

* Quando vai ser, não se sabe. Talvez, no último domingo do mês, dia 28. Mas, o fato é que teremos Re-Pa no reinício do Parazão. Tão logo possam treinar, bicolores e azulinos estarão no clima do clássico, cada time defendendo o prestígio conquistado neste começo de temporada.

* "Dois jogos sem tomar gol". Observação espontânea de Paulo Bonamigo, minutos depois da vitória sobre o Esportivo. Assim, ficou evidente o incômodo do técnico remista pela frequência de gols contra o Leão. A média triplicou depois da conquista do acesso à Série B. Thiago Rodrigues, goleiro "virgem".

* Júnior, lateral direito que pediu dispensa do Paysandu, ainda não aparece vinculado a nenhum outro clube. Ozealison Santos Gomes, 29 anos, foi anunciado pelo Papão em 12 de fevereiro e se desligou oito dias depois, alegando problemas particulares. Como o clube ainda não contratou outro para a posição, supõe-se que ele possa voltar.

* Edson Cariús pode estrear no Remo contra o Paysandu. O próprio técnico Paulo Bonamigo disse que espera contar com o centroavante. No Paysandu o estreante (ou reestreante) poderá ser o volante Jonathan. Possibilidades também para os atacantes Laércio e Robinho.

* Reis, o menino de Capitão Poço, no Gwangju, uma potência do futebol na Coreia do Sul. Aos 28 anos, após brilhar na Série B pelo Confiança/SE, Reis rejeitou oferta do Remo para voltar ao clube de origem, pela possibilidade agora confirmada de defender o time sul-coreano. Reis, fruto da base azulina, saiu do Leão em 2014, depois de 23 jogos e quatro gols.

* Com diversos nomes, Castanhal avalia a melhor opção para substituir o técnico Artur Oliveira. São nomes regionais e também de fora. Liberados, atletas devem se reapresentar na segunda-feira a um novo comandante.

Carlos Ferreira