MENU

BUSCA

Como poderia ser a nova versão do Norte-Nodeste, se vingar?

Carlos Ferriera

Sucesso financeiro na Copa do Nodeste e fiasco na Copa Verde. Natural que haja anseio de Remo e Paysandu em entrar na CN e divergência entre clubes nordestinos sobre essa possibilidade, apesar do sucesso de público dos dois rivais paraenses. Um aceno do presidente do Santa Cruz, Constantino Júnior, traz o assunto volta. Ele defende a inclusão não só da dupla Re-Pa, mas também do Manaus. 

Uma composição interessante, para atender a todos, seria a volta da Copa Norte (ou Copa da Amazônia) e cruzamento do campeão e vice com os dois primeiros da Copa do Nordeste, em quadrangular com seis jogos para cada, em ida e volta. Esse cruzamento seria a nova Copa Verde, com suas ações ambientais. Campeão e vive da CV ganhariam acesso às oitavas da Copa do Brasil do ano seguinte. 

Irrecusável para os nordestinos

A proposta seria irrecusável para os nordestinos porque manteria a CN sem alteração. Apenas daria mais rendimentos na CV e possibilidade de mais uma vaga para a região na CB. Para os nortistas (campeão e vice), a certeza de alto faturamento no quadrangular da Copa Verde. Se a ideia é ou não é interessante, cabe aos clubes avaliar e levá-la adiante ou sepultá-la. 

Obviamente, a proposição seria para 2021, já que este ano já nos daremos por felizes com a confirmação da Copa Verde, mesmo pouca atrativa, no calendário apertado. E a CBF já disse que a CV está viva. 

BAIXINHAS 

* Faltando cinco a seis meses para as eleições presidenciais de Remo e Paysandu, candidaturas vão se formalizando. No Leão, Marco Antônio "Magnata" já tem bloco formado e deve disputar com Fábio Bentes. No Papão, Maurício Etinger, Antônio Maciel e Luis Omar Pinheiro. 

* Como o futebol tem absoluta influência nas urnas, é provável que as eleições ocorram no calor da disputa do acesso à Serie B. Um risco de o clima eleitoral atrapalhar o futebol, principalmente para quem não estiver bem no campeonato. 

* A queixa de Rafael Oliveira ao deixar o Treze/PB, por quatro meses sem salário, dá ideia do que deve ocorrendo em outros adversários de Remo e Paysandu na Serie C, por conta da pandemia. O fato de estarem com salários em dia dá autoridade moral e boas perspectivas à dupla Re-Pa. 

* Tendência é não haver rebaixamento no Parazão de 2020. Assim, o campeonato de 2021 teria 12 clubes. Provável que haja apenas jogos de ida nas semifinais e decisão do título
Mas as duas rodadas restantes da fase classificatória devem ser mantidas. É o que indicam os últimos entendimentos nos bastidores para as decisões de Conselho Técnico na reunião de amanhã. 

* Domingo, aqui na coluna, a eleição da seleção dos anos 2000 só do interior. Eis os laterais destaques: Vitor Ferraz, Valentim, Léo Rosa, Daelson, Bruno Limão, Michel, Wellington Saci, Fábio Gaúcho, João Pedro, Luiz Fernando, Jaílton, Jaquinha, Souza. Amanhã, lista dos zagueiros.

Carlos Ferreira