MENU

BUSCA

Acesso do Remo teve avanços passo a passo

Carlos Ferreira

O acesso do Remo à Série B começou já em 2019, num passo a passo: quando reabriu o Baenão, quando inaugurou o Núcleo de Saúde e Performance, quando resgatou a credibilidade com salários em dia, quando honrou compromissos com a Justiça do Trabalho, quando foi pacificado... Cada avanço desses colocou o clube mais perto da Série B. Trabalho grandioso, liderado por Fábio Bentes.

Como funcionava antes, o Leão até poderia subir (e esteve perto!), mas fatalmente cairia de novo, como quase caiu para a Serie D em 2018. Desta vez, o Remo não apenas subiu para a Serie B como avança na sua estrutura e organização para disputar dignamente. Se vai ser assim mesmo ou não, dependente da conduta e dos procedimentos no novo patamar.

Reconstruir é a palavra no Papão

Novo executivo ainda esta semana, novo técnico na próxima semana, reforma parcial do elenco durante a Copa Verde. É o Paysandu em obras de reconstrução!

Com a torcida inflamada, a tolerância será mínima às primeiras respostas, se forem negativas. O presidente Maurício Ettinger e sua equipe terão que ser sábios, serenos, firmes e cirúrgicos nessa transição do atual para o novo Papão que planejam. Afinal, o  time já entra em campo na quinta-feira da próxima semana, com todos os remanescentes, muitos de "aviso prévio", contra Galvez/AC ou São Raimundo/RR, na Copa Verde, com favoritismo e absoluta obrigação de classificação.

BAIXINHAS

* Meia Rafael e o centroavante Pepo, ambos de 18 anos, oriundos do futsal, são os dois únicos atletas da base do Remo ainda desconhecidos, inscritos na Série C. Opções para o banco no primeiro jogo da decisão, sábado. O auxiliar-técnico Ivo Pepo deve comandar o time, já que Paulo Bonamigo e os assistentes Edson Gonzaga e João Neto estão infectados.

* Vila Nova também sob risco de surto de Covid por descuidos sanitárias na festa pelo acesso. Antes de receber o Remo no sábado, o Vila vai reestrear no campeonato goiano, amanhã, contra o CRAC. E na semana do jogo de Belém, jogará segunda pela Copa Verde contra Palmas/TO ou Real Noroeste/ES, e na quarta pelo estadual contra o Goiânia.

* O ex-atleta e ex-presidente Vandick Lima e um executivo que já trabalhou em Belém estão entre os quatro candidatos a substituir Felipe Albuquerque no comando do futebol do Paysandu. Para a estreia na Copa Verde, quarta-feira, contra Galvez/AC ou São Raimundo/RR, o time da Série C será repetido. O comando está com Jean Rodrigues, auxiliar-tecnico efetivo do clube.

* Feitos de Paulo Bonamigo nesta Série C: quebrou tabu do Papão (10 jogos) vencendo três Re-Pas e empatando um, quebrou invencibilidade do Manaus (20 jogos, dois anos sem perder em casa nas competições da CBF) e a recondução do Remo à Série B. Um técnico ídolo!

* Três jogadores contratados para a Série C que nem chegaram a estrear: goleiro André Grandi no Papão, lateral Wellison e o meia Gustavo Hebling no Leão Azul. Outros, como o bolor Erick Bessa e o azulino Xaves, foram tão apagados que não merecem ser lembrados.

Carlos Ferreira