MENU

BUSCA

Gabriela e Leomira Affonso fazem o cenário cultural de Belém

Bernardino Santos

FLORES A Diretoria da Festa de Nazaré está monitorando a vida das flores que ornamentaram a berlinda e, se continuarem bonitas, como estavam até ontem, ela ficará exposta até sábado, na Estação dos Carros, no Arraial de Nazaré. Mais uma chance de ver de perto a genialidade de Paulo Morelli.

LIXÃO Está virando moda (ou estratégia), em Belém, abandonar carros muito velhos em área de estacionamento, a fim de que apodreçam. E isso no centro da cidade. Os veículos vão se decompondo, como cadáveres insepultos, são saqueados no que é possível revender e fica por isso mesmo.

BELEZA NO CÉU Pouca gente percebeu, mas, momentos antes da saída da Trasladação, um lindo arco-íris surgiu no horizonte e uma revoada de garças encheu de beleza aquele instante único.

MUROS Os muros do Museu Goeldi acabam de ser revitalizados e deram vida nova ao espaço. Tomara que os pichadores respeitem o esforço da instituição, uma das mais sérias e competentes do país na produção de saber.

NOTA TRISTE  A morte do advogado e querido amigo Eudiracy Silva tomou a cidade de surpresa e a cobriu de luto. Eudiracy foi um homem raro: grande ser humano, profissional respeitadíssimo, sábio, culto, generoso e, sobretudo, dono de um coração sem limites para amar. Era muito bom encontrá-lo, porque estava sempre alegre, e via a vida com simplicidade. 

  • Estivemos juntos, por longos anos, no Conselho Estadual de Cultura do Pará, onde o brilho de seu conhecimento humanista iluminava as reuniões. Ele fará muita falta a este mundo.

image Verena (nossa eterna “Garota Belém”, título que lhe deu, na década de 70, o inesquecível Isaac Soares) e o marido, Ronaldo Mendes, em pose especial para este espaço.

VITRINE

  • A jornalista Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Globo Recife, passou o Círio entre nós e, mais uma vez, distribuiu simpatia por onde passou.
  • Tammy Lamarão comanda hoje, ao longo do dia, na Sala Clarice, da Fox, oficina de bordado livre.
  • A notável Graça Lobato Garcia aniversariou ontem e comemorou a data cercada pelo carinho dos amigos e da família, na Estação Gourmet, num evento muito elegante.
  • O grande e sábio papa Francisco está certíssimo: é melhor viver como ateu do que não sair da igreja e odiar o próximo.
  • O “imortal” Sebastião Godinho tem uma coleção no mínimo diferente: de ventarolas distribuídas no Círio.
  • Bom dia para o amigo e reitor da Basílica, padre Luiz Carlos, leitor desta coluna, bem cedo, na hora do café da manhã. Registro: quando esteve em Belém, irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres, visitou a ilha do Mosqueiro. Foi e voltou de ônibus. Ela adorava praia, mas apenas para molhar os pés.
  • Paulo Pereira deu um show, ao violino, no domingo do Círio, para os moradores do edifício Orlando Souza Filho.
  • Por hoje, caríssimos, o que temos. Amanhã é dia de folga, mas, na sexta-feira, novamente aqui, em tempo de interinidade. João Carlos Pereira 
Bernardino Santos