Portrait ARTE PARÁ 2019: O Pássaro de uma Asa Só – Melodrama - Fantasia, obra inédita de Walda Marqu
Pé do ouvido “Em nosso país a vulgaridade é um título, a mediocridade um brasão” (Machado de Assis)
O arte Pará e a Amazônia... O Arte Pará 2019 potencializa a arte que se faz na Amazônia e vem com duas mostras sugeridas pelo consultor do projeto, Paulo Herkenhoff. Na mostra curada por Nina Matos, o feminino ganha destaque e mapeia o universo de diversas artistas em dois séculos, mostrando empoderamento na vida e na arte. Em “Deslendário Amazônico”, curadoria de Orlando Maneschy com Keyla Sobral, repassa e celebra o pensamento do professor João de Jesus Paes Loureiro, que completa 80 anos, revisitando o imaginário do poeta com vasta produção artística, que vem contribuindo para a arte na região há décadas. Selo da Fundação Romulo Maiorana.
A cara de Belém: Nos 80’s, Edwaldo Martins, craque das letras e nascido em utubro, de Círio, por Luiz Braga.
TIC - TAC
DOMINGUEIRA – Faça amor, não faça a guerra.
CÍRIO 1 - Este ano, a Berlinda virá ornada com 15 mil flores, trabalho feito com maestria por Paulo Morelli. Serão 98% de flores importadas e o restante da chamada “orquídea de Nazaré”, cultivada aqui, espécie que se adaptou ao nosso clima.
CÍRIO 2 - A Berlinda terá nuances e texturas diferentes nas duas grandes procissões: Trasladação e Círio. Terá ainda reforço na iluminação e para maior visibilidade, o carro base, que sustenta e conduz a berlinda, subirá cerca de 40 centímetros. O décor começa a ser montado na sexta, véspera da trasladação.
POUSO - Fafá já está entre as mangueiras junto com a entourage da Varanda de Nazaré.
CARNAVAL - Milton Cunha, o paraense comentarista de carnaval da TV Globo, desce no Val-de-Cães. Lança livro na Estação Gasômetro e vai palestrar sobre carnaval no Centro Israelita.
VOLTA - A Casa das 11 Janelas reabriu para visitação. Em seguida, virá o restô, com selo do chef Saulo Jennings, da Casa de Saulo, de Santarém; cafeteria, sorveteria e do lado de fora tacacá e bike foods.
HISTÓRIAS REAIS - Já circulando em festivais o documentário “O jirau da Hydro”, sobre o desastre ambiental em Barcarena.
ATÉ – Boas ideias, bons pensamentos, boas ações...