MENU

BUSCA

Alunos do Ceam fazem o circuito 'Círio na História'

João Thiago Dias

Estudantes do 1º ano do ensino médio e professores do Centro de Estudos da Amazônia (Ceam), do bairro da Marambaia, em Belém, participaram, na tarde desta quarta-feira (06), de mais um circuito "Círio na História", projeto de passeios culturais e educacionais, com patrocínio da Vale e execução do Grupo Liberal, por meio do Programa "O Liberal na Escola".

A atividade contou com 25 alunos, que visitaram o Museu do Círio e a Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha, e o Memorial de Nazaré e a Basílica Santuário, em Nazaré. Ao longo do percurso, uma historiadora explicou o significado de cada lugar e de cada símbolo.

A professora de redação da turma, Luciana Freitas, destacou a importância da dinâmica para o aprendizado. "Dessa forma mais dinâmica, faz com que os alunos e nós, professores, possamos aprender de forma mais concreta o caminho da fé. Um percurso para lembrar esse fato histórico que é o Círio, que foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade", avaliou.

Ela acrescenta o valor da interdisciplinaridade a partir da atividade. "Com as visitas, na minha disciplina com eles, redação, vou trabalhar a questão da interdisciplinaridade com produção de textos dissertativos. E a participação nesse projeto valoriza ainda mais o conhecimento dos alunos", concluiu a professora.

O coordenador do Programa "O Liberal na Escola", Alan Siqueira, explica que o projeto engloba bem mais que a religiosidade. "O objetivo é enfatizar a questão do pertencimento acerca do Círio. E estimular para que os alunos tenham uma visão mais específica e crítica da cultura paraense. E vai além da religião. Trabalhamos o respeito pelas demais religiões. Muitos não são católicos, mas querem ir para conhecer", ponderou.

image
Notícias