MENU

BUSCA

Veículos invadem a presidente Vargas e disputam pista com romeiros no Círio

Sem fiscalização, ônibus e carros particulares cortam caminho e levam riscos aos que caminham à Basílica

Redação integrada de O Liberal

Ônibus e carros disputaram com romeiros as pistas da Presidente Vargas, no trajeto do Círio, nessa manhã de domingo (11), após vários fiéis terem saído em caminhadas até a Basílica Santuário - depois da missa de abertura da programação na Catedral Metropolitana de Belém.   

O trecho no início da presidente Vargas até próximo à praça da República está relativamente tranquilo e sem aglomerações nesta manhã. Vários grupos estão fazendo homenagens espontâneas e romeiros pagam promessas no trecho entre a Companhia Docas do Pará e o Manoel Pinto da Silva.

Um dos grupos homenageia todas as vítimas que foram perdidas com a covid-19. Eles saíram da Sé e pretendem ir até a Basílica.

Motoristas de ônibus e de carros particulares furavam o bloqueio no trânsito na Presidente Vargas. Eles entravam pela Carlos Gomes e cruzando a Presidente Vargas em direção a São Brás. Isso gerou muita reclamação e transtornos no final da presidente Vargas próximo ao edifício Manoel Pinto da Silva.

A redação integrada de O Liberal acionou a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para saber se o poder público municipal tinha conhecimento da situação, que leva riscos aos pedestres e romeiros.

A Semob limitou-se a dizer, por telefone, que o trecho não foi interditado porque não há procissões oficicias previstas no trecho da Presidente Vargas, mas comprometeu-se a tomar conhecimento da situação.

A Semob também disse que as interdições deste domingo são feitas em pontos específicos da programação do Círio, e que não poderia emitir nota a respeito, porque a coordenação da segurança do Círio e o pedido de bloqueio de trânsito é  feito pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Segup).

Também procurada pela redação integrada de O Liberal, a Segup disse que "está monitorando o fluxo de pessoas ao longo do percurso do Círio", e que interditou, desde a Praça do Relógio até a Avenida Nazaré com a Travessa 14 de março, o trânsito de veículos.

"Ao detectar a redução do fluxo de pedestres, as vias estão sendo liberadas, gradativamente.  A Segup informa, ainda, que ao perceber um número elevado de pessoas na Avenida Presidente Vargas, interditou a via, ainda por volta de 6h30, a fim de garantir a segurança das pessoas. Neste momento o trânsito de veículos e pedestres ocorre sem nenhuma alteração no local", disse a Segup ao fim da manhã. 

Círio