Saiba como é feita a limpeza das ruas depois do Círio
O serviço dos agentes de limpeza impressionou a todos que acompanharam o Círio. A proximidade com a ponta final da procissão permitiu uma limpeza quase instantânea.
Atrás dos milhões de pessoas que seguiam a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio, existiu outra procissão. Formada por mais de uma centena de profissionais de limpeza, essa procissão foi limpando o rastro de sujeira deixado pela outra nas ruas de Belém, neste domingo (8). E não é pouca coisa. São milhares de embalagens pet, plástico e outros itens pelas ruas. Para quem acompanhou a procissão junto à multidão, em alguns trechos quase não se via o asfalto, apenas o lixo espalhado pelo chão.
VEJA MAIS
O serviço dos agentes de limpeza impressionou a todos que acompanharam o Círio. A proximidade com a ponta final da procissão permitiu uma limpeza quase instantânea.
“Esse ano foi show. Para quem passa por aqui depois de limpo e não sabe do Círio, fica quase impossível saber que de manhã passaram milhões de pessoas por aqui sujando”, diz Wanderley Irlã, vendedor do Ver-o-Peso que acompanha a passagem da santa todos os anos.
O objetivo da operação foi esse: limpar com a maior instantaneidade possível. “Aqui é uma força-tarefa como nunca se viu no Círio. São mais de 100 homens, só contando da limpeza urbana, sem contar com os recicladores que também vieram. Os caminhões a postos, encheu um já vem outro. Tudo isso para conseguir eficiência e economia”, diz Augusto Neto, coordenador de limpeza, enquanto vai orientando os trabalhadores. Caminhões, grupos varrendo e amontoando lixo por todos os cantos, para depois serem recolhidos por outras equipes. Tudo sincronizado.