MENU

BUSCA

Romaria dos Corredores leva a devoção mariana às ruas do centro de Belém neste sábado

Este ano, a Romaria dos Corredores mobiliza mais de 1.500 pessoas, em duas horas de duração

O Liberal

Mais uma das 13 procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré ganhou as ruas do centro da capital paraense nas primeiras horas da manhã deste sábado (21). Desta vez, a homenagem à Padroeira da Amazônia veio dos corredores de rua, profissionais e amadores, que fizeram um percurso de 7 quilômetros passando pelos bairros de Nazaré, Batista Campos, Campina e Cidade Velha. A estimativa do Dieese-PA para este ano é que a Romaria dos Corredores reunisse cerca de três mil pessoas, em duas horas de duração, mas o número de participantes foi bem menor. 

Após uma hora e 12 minutos a Romaria chegou ao fim e os corredores receberam a bênção do Padre Assis Maria de Oliveira, reitor da Basílica de Nazaré, na Praça Santuário.


A Romaria

A ideia de promover uma romaria que reunisse os ateltas de rua foi sugerida por uma comitiva de corredores da capital paraense, que encaminhou o pedido à Arquidiocese de Belém e à Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). A aprovação veio em 2014. O evento não tem caráter competitivo, tornando a participação acessível a qualquer pessoa, inclusive corredores iniciantes, que queiram manifestar sua fé na Virgem de Nazaré.

O Círio 2022 é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém, com participação de patrocinadores e apoiadores.

Círio