MENU

BUSCA

Promesseiros começam a sair de Castanhal em romaria rumo à Basílica em Belém

A romaria de número 40 tem 79 quilômetros de extensão e, neste ano, carrega o tema "Maria de Nazaré, a Mãe da Igreja que Ilumina"

João Thiago Dias

Dezenas de promesseiros devotos de Nossa Senhora de Nazaré saíram a pé de Castanhal, na manhã desta quarta-feira (9), por volta das 7h30, na 40ª romaria de 79 quilômetros que sai deste município rumo à Basílica Santuário, em Belém. Este ano, o tema da peregrinação é "Maria de Nazaré, a Mãe da Igreja que Ilumina".

O grupo acompanha uma imagem da Padroeira da Amazônia, conduzida em um carro particular e atrelada a uma corda na qual seguem alguns fiéis ao som de canções marianas. Quase todos os devotos usam uma camiseta personalizada com o tema da romaria.

No caminho, muitos outros grupos de fiéis contribuem com a romaria distribuindo água, água de coco, picolé, laranja e outros itens necessários para que a caminhada seja concluída sem contratempos físicos. 



Aos 79 anos, Nilza Salvador é uma das pioneiras da romaria que vem de Castanhal. Hoje, por conta de problemas de saúde que lhe impedem de caminhar por muito tempo, ela acompanha os peregrinos em um carro que os segue bem de perto por todo o trajeto e que traz a imagem de Nossa Senhora.


A devoção à Virgem de Nazaré começou em 1993, quando passou a acompanhar o filho que havia feito uma promessa por ter escapado ileso de um acidente de carro em que vinha com mais três amigos. Desde então a peregrinação se transformou em tradição 

 

Círio