CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Limpeza do trajeto do Círio foi concluída pela Sesan na noite deste domingo

Mais de 850 trabalhadores participam da operação

Enize Vidigal

Uma frente de limpeza com mais de 850 trabalhadores garantiu a retirada de todos os resíduos deixados ao longo do trajeto da grande procissão do Círio 2022 antes mesmo do anoitecer deste domingo (9). Um batalhão formado por agentes de limpeza, recicladores, fiscais, motoristas, carreiros e outros colaboradores da Secretaria de Saneamento da Prefeitura de Belém entrou em ação logo após o término da caminhada de fé que reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas e inundou as ruas do centro da capital paraense. A operação de limpeza contou com o suporte de 48 equipamentos e maquinários, entre carros compactadores, caçambas, caminhões, retroescavadeiras e até hidrojatos para lavar as vias públicas.

VEJA MAIS

​Cerca de 40 toneladas de lixo devem ser recolhidas durante o Círio 2022
A iniciativa faz parte do Projeto Eco Círio e tem como objetivo estimular a prática da reciclagem

Círio 2022: mais de 1,6 mil trabalhadores atuarão na limpeza dos trajetos das romarias
As grandes procissões devem gerar quase mil toneladas de lixo, estima Sesan

Entenda as diferenças entre lixo, resíduos e rejeito
Classificação de resíduos e rejeitos garante tratamento adequado e menos impactos ambientais

De acordo com a Sesan, 180 recicladores de sete cooperativas estão trabalhando em parceria com a Prefeitura de Belém para selecionar os materiais que poderão ser reciclados. Embalagens plásticas de água, latinhas de refrigerante, papéis picados, balões e ventarolas estão entre os principais resíduos deixados ao longo das vias durante as procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

O trabalho é grande e exige muitos profissionais envolvidos. (Ascom Sesan)

A operação de limpeza foi iniciada na última sexta-feira (7), após o Traslado para Ananindeua, que marcou a primeira das maiores procissões em honra à Virgem de Nazaré. Ainda na sexta, a equipe voltou às vias do centro após o Auto do Círio, no bairro da Cidade Velha. No sábado (8), ainda pela manhã, os garis entraram novamente em ação após o Arrastão do Círio e a Moto Romaria, e à noite depois da Trasladação. Neste domingo (9), o trabalho se concentrou nos corredores por onde passa a grande procissão, que sai da Igreja da Sé percorrendo a Rua Padre Champagnat, Boulevard Castilhos França e as avenidas Presidente Vargas e Nazaré, até a Basílica Santuário.

Quanto termina uma procissão, os agentes já precisam começar o trabalho para que tudo fique limpo para a procissão do dia seguinte. A Prefeitura de Belém estabeleceu um cronograma para que todas as ruas principais e vias adjacentes estivessem limpas até as 18h deste domingo. Na próxima terça-feira, dia 11, a Sesan e as cooperativas envolvidas na reciclagem irão divulgar um balanço da quantidade de lixo recolhida das ruas de Belém durante esses três dias de eventos e procissões.

Círio
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!