Círio 2022: mais de 1,6 mil trabalhadores atuarão na limpeza dos trajetos das romarias
As grandes procissões devem gerar quase mil toneladas de lixo, estima Sesan

A Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan) montou uma operação especial de limpeza dos principais corredores do Círio 2022. O objetivo é promover antes e após as romarias a varrição, lavagem, coleta seletiva e verificação de objetos cortantes ao longo dos trajetos das procissões.
VEJA MAIS
Para a Trasladação, que acontece no sábado (8), e a grande romaria do Círio, no domingo (9), a expectativa da Sesan é que sejam coletadas mais de mil toneladas de lixo. A estimativa é que 504 toneladas sejam só de resíduos sólidos domiciliares, 350 toneladas de entulhos e similares e uma média de 100 toneladas de resíduos recicláveis.
No sábado, estarão nas ruas cerca de 500 trabalhadores da Sesan e no domingo, na grande romaria do Círio, foram escaladas 1.100 pessoas. Neste ano, sete cooperativas vão trabalhar na coleta do reciclável.
O órgão municipal de Saneamento disponibilizou 48 equipamentos e maquinários, entre carros compactadores, caçambas, caminhões, retroescavadeiras e hidrojatos para auxiliarem o serviço de limpeza.
“Tudo isso para a gente atender da melhor maneira possível e dar celeridade, segurança e eficácia quanto à conservação urbana pós procissões”, destacou o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan, Pedro Piqueira.
Ele afirma que a população vai contar com agentes de limpeza do órgão municipal distribuídos ao longo dos trajetos de toda a programações do Círio 2022, incluindo as programações culturais, como é o caso do Auto do Círio nesta sexta (7).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA