CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2022: mais de 1,6 mil trabalhadores atuarão na limpeza dos trajetos das romarias

As grandes procissões devem gerar quase mil toneladas de lixo, estima Sesan

Fernando Assunção
fonte

A Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan) montou uma operação especial de limpeza dos principais corredores do Círio 2022. O objetivo é promover antes e após as romarias a varrição, lavagem, coleta seletiva e verificação de objetos cortantes ao longo dos trajetos das procissões.

VEJA MAIS

image Círio 2022: entenda o significado das cores e símbolos presentes no Manto de Nazaré deste ano
O item foi apresentado ontem (6), durante missa que lotou a Basílica Santuário

image Círio 2022: Traslado para Ananindeua terá trajeto de 50 km; confira
A mais longa das romarias oficiais é retomada no formato original nesta sexta-feira (7), após dois anos com restrições por conta da pandemia de covid-19

image Círio 2022: Museu ‘Memória de Nazaré’ atrai visitantes com instalações imersivas e interativas
O espaço aberto foi ao público na última terça-feira (4) e recebeu novas instalações

Para a Trasladação, que acontece no sábado (8), e a grande romaria do Círio, no domingo (9), a expectativa da Sesan é que sejam coletadas mais de mil toneladas de lixo. A estimativa é que 504 toneladas sejam só de resíduos sólidos domiciliares, 350 toneladas de entulhos e similares e uma média de 100 toneladas de resíduos recicláveis.

No sábado, estarão nas ruas cerca de 500 trabalhadores da Sesan e no domingo, na grande romaria do Círio, foram escaladas 1.100 pessoas. Neste ano, sete cooperativas vão trabalhar na coleta do reciclável. 

O órgão municipal de Saneamento disponibilizou 48 equipamentos e maquinários, entre carros compactadores, caçambas, caminhões, retroescavadeiras e hidrojatos para auxiliarem o serviço de limpeza.

“Tudo isso para a gente atender da melhor maneira possível e dar celeridade, segurança e eficácia quanto à conservação urbana pós procissões”, destacou o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da Sesan, Pedro Piqueira.

Ele afirma que a população vai contar com agentes de limpeza do órgão municipal distribuídos ao longo dos trajetos de toda a programações do Círio 2022, incluindo as programações culturais, como é o caso do Auto do Círio nesta sexta (7).

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!