MENU

BUSCA

Operação Círio fiscaliza rios perto de Belém e divulga balanço

Ação mobilizou 50 agentes em 10 embarcações durante este sábado, que teve Círio Fluvial suspenso

Dilson Pimentel

A Operação Círio 2020, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), garantiu uma manhã de sábado (10) tranquila nos rios próximos a Belém, em especial no trajeto do Círio Fluvial, que este ano não ocorreu devido à pandemia da Covid-19.

Agentes do Grupamento Fluvial (Gflu), vinculado à Segup, da Companhia Independente de Polícia Fluvial (CIPFlu), da Polícia Militar, do Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar e da Marinha do Brasil realizaram rondas preventivas e um trabalho de orientação ao longo do trajeto, entre o distrito de Icoaraci e a escadinha do cais.

A ação nos rios mobilizou cerca de 50 agentes, em dez embarcações. Uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) fez o patrulhamento aéreo.

Um pequeno grupo de devotos saiu de Icoaraci em direção à escadinha ao lado da Estação das Docas, onde a Imagem Peregrina tradicionalmente deixaria a embarcação da Marinha para dar início à motorromaria.

Os agentes fiscalizaram a documentação de todas as embarcações, assim como as dos condutores, que foram orientadas sobre as medidas de segurança para evitar a proliferação do novo coronavírus. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também acompanhou a operação.

Objetivo da operação foi evitar risco à navegação


Segundo o diretor do Grupamento Fluvial, delegado Arthur Braga, o principal objetivo da ação foi "evitar todo e qualquer risco em relação à navegação, verificando se as pessoas estavam com habilitação em dia, com equipamentos de salvamento, se estavam ingerindo bebida alcoólica, e também evitando aglomeração. A movimentação estava como de costume".

A Operação Círio 2020, que conta com 1.639 agentes, em mais de 169 viaturas, é realizada nos dias 10 e 11 de outubro (sábado e domingo), com atuação de policiais militares, guardas municipais, guardas de Nossa Senhora de Nazaré e militares da Força Aérea Brasileira e Marinha.

Os agentes farão o isolamento na Praça Santuário; em frente ao Colégio Gentil Bittencourt e Igreja da Sé, no bairro da Cidade Velha.

Promesseiros e turistas que estiverem nesses locais serão orientados pelos guardas da Santa, com apoio dos agentes de segurança pública e militares das Forças Armadas, a deixar o espaço, a fim de evitar aglomeração e possível contaminação pelo novo coronavírus. Nove cruzamentos serão interditados com gradis.

O acesso à Praça Santuário será interditado a partir das 14 horas de sábado (10) até as 12 horas do domingo (11). Para a Igreja da Sé, o acesso será interrompido a partir das 22 horas de sábado até 10 horas do domingo. Agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) auxiliarão nas interdições e orientação do trânsito (com informações da Agência Pará).

Pontos de interdição

Colégio Gentil Bittencourt
- A partir de 14 horas, na confluência das avenidas Nazaré e Generalíssimo Deodoro, e avenida Magalhães Barata até em frente à sede da Delegacia-Geral de Polícia Civil.

Praça Santuário
- Das 14 horas sábado às 12 horas de domingo. Avenida Nazaré com a rua Dom Alberto Ramos (ao lado da Basílica); travessa 14 de Março com a rua Dom Alberto Ramos; rua Dom Alberto Ramos com a avenida Generalíssimo Deodoro, e avenida Gentil Bittencourt.

Igreja da Sé
- Das 22 horas de sábado às 10 horas de domingo. Rua Padre Champagnat com Praça Dom Pedro I; Ladeira do Castelo com rua Siqueira Mendes; rua Siqueira Mendes com rua Padre Champagnat; rua Dr. Assis com travessa Félix Roque, e travessa Félix Roque com rua Dr. Malcher.

Círio