CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2023: Romaria Fluvial conduz mais de 400 embarcações; veja detalhes

A procissão percorreu 10 milhas marítimas, um total de 18,5 quilômetros.

O Liberal

Mais de 400 embarcações de todos os tipos e tamanhos navegaram pelas águas do rio Guamá na manhã deste sábado (7), acompanhando o percurso do Círio Fluvial, quarta romaria da Quadra Nazarena. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi levada do distrito de Icoaraci até a Escadinha do Cais do Porto, na Estação das Docas, percorrendo um total de 10 milhas marítimas, ou 18,5 quilômetros.

VEJA MAIS

image Círio 2023: oração de Nossa Senhora de Nazaré para pedir uma graça urgente
Nossa Senhora de Nazaré é celebrada neste domingo (08) e é um dos títulos dados à Santíssima Virgem Maria

image Círio 2023: Imagem Peregrina desembarca na Escadinha do Cais do Porto
Após mais de duas horas de percurso fluvial, a santa chega a Belém

O navio que levava a imagem peregrina saiu de Icoaraci por volta de 9h, como previsto, e os primeiros barcos e jetskis começaram a ser vistos na Estação das Docas perto das 10h30. A estimativa é de que o Círio Fluvial tenha envolvido 50 mil pessoas, segundo a Diretoria da Festa. Na chegada do trajeto, fiéis aguardavam o fim da romaria e encheram ruas próximas à Escadinha, onde a imagem foi recebida com honras.

Autoridades participam do Círio Fluvial

Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) esteve presente na romaria ao lado da esposa, Daniela Barbalho. “Que Nossa Senhora de Nazaré possa abrir seu manto e acolher todos os paraenses nesse momento de fé, de união, fraternidade e gratidão. Que a nossa padroeira, mãe querida, possa proteger o povo do Pará e os povos da Amazônia, e que possamos viver esse momento tão especial de fé”, declarou à reportagem do Grupo Liberal.

Quem também participou do Círio Fluvial foi o ministro do Turismo do governo federal, Celso Sabino (União Brasil). Ele lembrou que as festividades deste final de semana trazem centenas de milhares de pessoas à capital paraense e movimentam cerca de R$ 150 milhões na economia paraense. Segundo Sabino, a Pasta se fez presente na festa religiosa apoiando a iniciativa privada a partir de investimentos do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

“[...] Esse evento que é considerado a maior festa católica do Brasil, conhecido também como Natal dos paraenses. Muito feliz por estar aqui mais uma vez recebendo essa contagiante emoção causada pelo povo paraense, hospitaleiro. A paz transcende o catolicismo, envolvendo também evangélicos que participam distribuindo água e apoiando os romeiros. Aproveitar para desejar um excelente Círio a todas as famílias paraenses”, destacou o ministro.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), também marcou presença na Escadinha do Cais do Porto.

Motorromaria

Logo após a chegada da romaria fluvial, teve início, por volta das 11h30, a Motorromaria. Nela, a Imagem Peregrina foi conduzida em um carro da Polícia Rodoviária Federal (PRF) pela avenida Presidente Vargas e Nazaré, até o Colégio Gentil Bittencourt. A transição entre o Círio Fluvial e a motorromaria sempre motiva milhares de fiéis a cercarem a Escadinha do Cais do Porto, aguardando a caminhada da Imagem Peregrina das água para terra firme. Nira Borges é professora aposentada e veio da cidade de Carutapera, no interior do Maranhã, e era só lágrimas enquanto aguarda o fim do Círio Fluvial. 

"Amo Nossa Senhora e há muitos anos venho aqui para agradecer à mãe de Jesus. São muitas pessoas no meu interior que gostariam de estar aqui, mas infelizmente muitos não podem. Estou representando eles e feliz por essa oportunidade. Ela é a mãe do meu salvador”, diz. 

Mari Brasão estuda enfermagem e veio do Amapá. Entre risos e lágrimas, ela conta que estar conectada com Nossa Senhora é um presente de Deus. “Só estou aqui pela minha fé. Sem a Virgem de Nazaré e Jesus Cristo, não seria ninguém”. Já o agricultor Luís Benedito veio de Santa Izabel e adora ver o encerramento do Círio Fluvial. “Aqui é bem bacana pois a Santa passa bem pertinho. Cheguei seis da manhã. Sempre vale a pena”, diz. 

cirio-fluvial

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!