CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2021 encerra com Imagem Peregrina sendo levada para o meio do povo

Diretoria da festa surpreendeu a todos ao dar uma volta com a imagem ao redor das ruas da Basílica

O Liberal

Após seis horas e muitos percalços, o Círio de Nazaré 2021 terminou com surpresa. Os fiéis que esperavam próximo da Basílica pela chegada da Imagem Peregrina viram os protocolos previamente acordados serem todos quebrados. A diretoria da festa decidiu, no final da programação, retirar a imagem da Berlinda, que foi colocada na Praça Santuário, e dar uma volta pelas ruas que ficam ao redor da Basílica, emocionando a todos. Reveja, minuto a minuto, como foi toda a procissão realizada pelo povo.

image Imagem foi levada ao meio do povo (Thiago Gomes/O Liberal)

A procissão começou com a missa na Catedral da Sé. Em seguida, a imagem foi colocada no carro aberto e, ao invés de se dirigir logo para onde estava o helicóptero, foi para perto da multidão que acompanhava a missa que deu início a “procissão” de domingo. Dom Alberto Taveira explicou o motivo da aproximação da imagem, que (mesmo sem as pessoas saberem) se repetiria no final.

Confira imagens do domingo (10) de Círio em Belém do Pará

“Eu tenho que encontrar forma de fazer o Círio chegar até a Basílica. Então, o que eu vou fazer? Vou entregar Nossa Senhora de Nazaré a vocês. O Círio é do povo. O povo é que faz o Círio”, afirmou o arcebispo de Belém, que em seguida, pediu para que todos estendessem as mãos para receber as bençãos de Nossa Senhora de Nazaré. Para isso, Dom Alberto ergueu a imagem.

Só então que o roteiro programado seguiu, com a imagem se dirigindo até o píer da Casa das Onze Janelas. No local, o sobrevoo não iniciou logo. Primeiro porque os aviões da Esquadrilha da Fumaça homenagearam Nossa Senhora de Nazaré com a frase “Círio de Nazaré” escrita nos céus de Belém. Depois, a espera continuou um tempo porque eram muitos urubus no céu e atrapalharam a saída do helicóptero. A situação se resolveu e começou o sobrevoo pela Região Metropolitana de Belém.

VEJA MAIS

image Esquadrilha da fumaça escreve 'Círio de Nazaré' no céu e impressiona devotos
Os devotos ficaram encantados com o espetáculo nos céus

image Cerca de 400 mil pessoas participaram do Círio 2021 nas ruas de Belém
A estimativa é das equipes dos órgãos de segurança pública do Pará, que estiveram nas ruas para resguardar a vida dos que foram prestar homenagens à Nossa Senhora de Nazaré

image Confira as principais imagens deste domingo (10) de Círio de Nazaré
Repórteres fotográficos do Grupo Liberal registraram momento de religiosidade e devoção nas ruas da capital paraense

image 'Círio 2021' é um dos assuntos mais comentados do Brasil na web
Fé reúne internautas e leva amor a Nossa Senhora de Nazaré para as redes sociais

image "Maria do Povo": Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é levada para o meio dos devotos
Guardas da Santa quebraram o protocolo e estão caminhando com a imagem ao redor da Basílica

image Pulmão, coração, tesoura e até algema: objetos de cera revelam histórias de fé e gratidão
Aumentaram as vendas de pulmão de cera, mas os pedidos de outras partes do corpo e objetos curiosos, como galho de mandioca, também movimentam esse setor

image Devotos se emocionam com sobrevoo da Virgem de Nazaré sobre a Santa Casa
O hospital mais antigo do Pará será o primeiro a receber uma visita aérea da santa, com bênção e chuva de pétalas de rosas

O sobrevoo demorou um pouco mais que no ano passado. O helicóptero passou por 15 hospitais da Grande Belém e, antes de seguir para a Basílica, ainda fez uma parada no Graesp (Grupamento Aéreo de Segurança Pública). Depois, retomou o caminho pelos céus até a Basílica Santuário.  

Próxima aos devotos

Na chegada no Centro Social de Nazaré, a imagem foi levada até a grade localizada na avenida Gentil Bittencourt. Muitas pessoas estavam nesse local para ver a padroeira dos paraenses, levando milhares ao choroo. Em seguida, foi colocada na berlinda e seguiu até a Praça Santuário, onde seria novamente quebrado o protocolo. A imagem foi retirada da berlinda e deu uma volta entre as ruas que cercam a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

O caminho começou na Avenida Nazaré, depois foi para a Travessa 14 de Março, retornou pela Nazaré e passou pela Travessa Alberto Ramos até a Generalíssimo. Após a “volta olímpica”, a imagem foi colocada na berlinda e ficará na Praça Santuário até o final da quadra nazarena.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Notícias
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!