MENU

BUSCA

Moradora do edifício Manoel Pinto da Silva relembra visitas de Dom Vicente Zico durante o Círio

A devota Arminda Souza, 84 anos, que reside no imóvel há 40 anos, coleciona lembranças especiais das comemorações em seu apartamento nos dias dos traslados

Fabyo Cruz

A vista privilegiada para acompanhar a romaria do Círio de Nazaré, da sacada do edifício Manoel Pinto da Silva, localizado na avenida Nazaré com a Presidente Vargas, no Centro de Belém, é uma benção da Padroeira da Amazônia, garante a devota Arminda Souza, 84 anos, que reside no imóvel há 40 anos. Nesse período, ela colecionou diversas lembranças das comemorações em seu apartamento nos dias dos traslados, mas a principal delas é a ilustre companhia de Dom Vicente Joaquim Zico, falecido em 2015.

Nascida em berço católico, a aposentada conta que morar no emblemático prédio sempre foi um sonho, pois ela sentia no coração a vontade de estar mais perto das procissões. “Quando criança, morava perto da Paróquia São Francisco de Assis, Capuchinhos, e já acompanhava o Círio com os meus pais. Desde aquela época, eu já sonhava em morar aqui. Minha mãe dizia que era difícil, pois meu pai era padeiro e minha mãe trabalhava como costureira, mas eu dizia que para Deus nada é impossível”, comentou.

" alt=" image " height="511" layout="responsive" width="768" >

Para o Círio 2022, além de enfeitar a sacada do apartamento com balões e outras ornamentações temáticas, ela ganhou uma imagem de Dom Vicente Zico, com cerca de 1 metro de altura por 80 centímetros de comprimento, feita em PVC, por um amigo em forma de pagamento de promessa. A imagem será colocada na sacada nos dias da Trasladação e Círio para que os fiéis possam se sentir perto do ex-arcebispo novamente.

“Quero colocá-lo na sacada, para ele abençoar todos os devotos que estarão na procissão, todos meus amigos e familiares que estarão aqui conosco, pois sei que ele esteve com a gente durante esses últimos dois anos que foram muito difíceis por causa da pandemia, de alguma forma ele esteve nos protegendo. Ficamos dois anos sem Círio, e a saudade é enorme, e esse retorno será muito especial, tenho fé em Nossa Senhora que a nossa festa aqui continuará sendo especial como sempre foi”, disse a devota.  

Círio