MENU

BUSCA

Mesmo sem Recírio, população lota Praça Santuário na despedida do Círio 2021

Com missa adiantada e sem surpresas no último dia de programação oficial, a bênção final de Nossa Senhora de Nazaré ocorre com a distribuição das flores da Berlinda

O Liberal

O Círio de Nazaré 2021, de número 229, chegou ao fim nesta segunda-feira (25). Em outras festividades de antes da pandemia, esta data seria o Recírio, que teria uma pequena procissão em torno da Basílica Santuário, em Belém, antes da despedida à imagem peregrina da santa padroeira da Amazônia.

Com várias surpresas na programação oficial, que não previa romarias presenciais — com exceção do Traslado para Ananindeua e Marituba —, devotos lotaram a praça Santuário tentando conseguir um último momento de frente com Nossa Senhora. Mas isso não ocorreu.

Desde cedo, vários devotos se posicionaram em frente à Basílica Santuário. O acesso era restrito, em respeito aos protocolos de segurança sanitária anticovid-19. Mesmo assim, a população compareceu. Diferente do dia do Círio e da missa de Descida do Glória, não houve surpresas. Não houve aparições especiais das imagens da Virgem de Nazaré e nem mini procissões.

A despedida ficou mesmo por conta da distribuição das flores e plantas que ornamentaram a Berlinda neste ano. Era uma bênção que carregava o mesmo significado que um pedaço da corda.

VEJA MAIS

'Maria, Mãe e Mestra' é o tema do Círio 2022
Anúncio foi feito na noite deste domingo (24) após missa de encerramento da Festa de Nazaré

Subida ao Glória marca o Recírio 2021
Uma entrevista coletiva deve ser dada ao final da programação, com um balanço final sobre a festividade mariana deste ano

Vídeo mapping colore a Basílica e encanta fiéis na Praça Santuário
O espetáculo conta um pouco dos bastidores da maior festa religiosa do país

Círio