MENU

BUSCA

Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado nesta sexta-feira; confira

A cerimônia de apresentação mostrou um manto azul celeste, com a coroa da Rainha da Amazônia e muito brilho

Redação Integrada

A apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré deste ano foi diferente de todos os outros anos, mas sem deixar de lado a beleza do festejo. A cerimônia, que ocorreu na Basílica de Nazaré, em Belém, na noite desta sexta-feira (09), após a Santa Missa das 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, contou apenas com membros da Diretoria da Festa de Nazaré, da Arquidiocese e da imprensa, seguindo todos os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus. Mesmo assim, alguns fiéis ficaram do lado de fora do Santuário para acompanhar a cerimônia. Veja como foi a apresentação.

No Manto da Santinha, é possível ver “uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas”. Os anjos são sinal da Igreja e as estrelas são os apóstolos. A cruz representa a salvação e a coroa, a coroação de Nossa Senhora de Nazaré com o Menino Jesus, Menino Rei do Mundo.

“Nós pensamos tudo dentro do mesmo conjunto. Quando escolhemos o tema do Círio 2020 no ano passado, “Ave Maria Cheia de Graça”, não poderíamos imaginar quantas vezes a oração da Ave Maria seria repetida neste ano. Milhões de vezes o nosso povo rezou, então penso que foi providência de Deus termos escolhido esse tema”, relatou o Arcebispo Dom Alberto Taveira.

O Manto que vai cobrir a imagem de Nossa Senhora em 2020 foi desenhado pelo arquiteto Sandoval Ferreira e confeccionado pela estilista Káthia Novelino. O bordado ficou por conta de Antônio José Sousa, enquanto a costura é assinada por Edyr Silva. Já os metais que adornam o manto foram produzidos pelo ourives Marcelo Monteiro, que está à frente da Ourogema, empresa que integra o Polo Joalheiro do Pará.

A estilista Káthia Novelino contou que a preparação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré 2020, que iniciou em maio, foi bem diferente dos anos anteriores, devido à pandemia de covid-19. "Foi uma preparação esperando que essa pandemia melhorasse quando a gente começasse a fazer o manto, e isso retardou demais. É um Círio diferente, uma forma diferente de ver o Círio, e o manto é lindo como em todos os outros anos", afirmou.

Já o desenhista Sandoval Ferreira explicou que a criação do manto foi inspirada em um trecho do livro Apocalipse, que fala que "apareceu um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas". "É a assunção de Maria. A lua representa que ela já foi ao céu, as estrelas simbolizam os pilares da Igreja. E ela está revestida de luz, de sol, que é representado pelo dourado", explicou o artista.

Círio