MENU

BUSCA

Hospital Metropolitano atenderá fiéis em pontos específicos do Círio

Serão três pontos de atendimento durante a procissão de domingo.

João Thiago Dias

Para atender os fiéis durante as principais romarias do Círio de Nazaré, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) atuará na sexta (11), sábado (12) e domingo (13), em três pontos específicos: em frente ao hospital, na rodovia BR-316; em uma balsa flutuante, especificamente durante a romaria fluvial; e em um posto avançado na avenida Presidente Vargas, durante a procissão de domingo. 

Durante as festividades, a passagem da berlinda de Nazaré se dá em alguns momentos em frente ao Hospital Metropolitano, por onde passam também centenas de promesseiros. Para atender aqueles que chegam à cidade a pé, advindos de outros municípios, a unidade de saúde reunirá pesquisadores, profissionais e residentes da área da saúde em um posto de cuidados multiprofissionais.

Na sexta-feira, dia do traslado da imagem para Ananindeua, os romeiros passarão por verificação de pressão arterial, glicemia e avaliação de lesões nos membros inferiores. As equipes se revezarão na preparação de curativos, aplicação de medicamentos, massagens, além de fornecer água e lanches para que eles concluam com êxito a caminhada. Em 2018, foram atendidas mais de 400 pessoas em frente ao hospital no dia deste traslado. 

No sábado, durante o Círio Fluvial, as equipes estarão à disposição na Balsa de Atendimento Especializado, em parceria com o Exército Brasileiro e a Cruz Vermelha. Na Baía de Guajará, onde é realizada a procissão das águas, estará montada a estrutura de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com todo o aparato tecnológico de ventiladores mecânicos, desfibriladores e monitores; além de médicos com drenos e materiais para intubação.

Já no domingo, dia da grande procissão, que costuma reunir mais de dois milhões de pessoas, os profissionais do Hospital Metropolitano estarão no Posto de Atendimento da avenida Presidente Vargas, também em parceria com a Cruz Vermelha, para realizar os primeiros-socorros em casos de possíveis desmaios, luxações e cortes. Em 2018, foram realizados 25 atendimentos no local.

Círio