MENU

BUSCA

Veja como fazer um tradicional 'Pato no Tucupi' do Círio de Nazaré

O Liberal

Pode estar mais caro, mas não tenha dúvida: vai ter pato no tucupi! Até porque estamos falando de uma tradição quase tão antiga quanto o próprio Círio. Antes mesmo da procissão, os índios já consumiam a ave apenas cozida no tucupi. O incremento de primeiro assar a ave para depois cozer no tucupi, acrescentar jambu e outros ingredientes, além de servir na companhia de arroz já foi uma interferência portuguesa.

Essa mistura mostra que a cozinha, tanto quanto o povo, é resultado de uma mistura que moldou a sociedade paraense em comportamento, cultura, tradições e culinária. “Costumo cozinhar muitas comidas típicas, pratos quentes são minha paixão. Mas, dos pratos regionais que eu costumo preparar, o pato no tucupi é o meu xodó! Não à toa eu já o preparo desde os meus 15 anos”.  A declaração é da gastrônoma Ilma Souza, 41. Uma entusiasta da cozinha paraense.

Trata-se de um prato tipicamente paraense, ainda que muitos dos seus ingredientes sejam, particularmente, utilizados e consumidos em outras partes do país. Especialmente na região Norte. Diferente da maniçoba, também muito consumida durante o Círio, o pato no tucupi é um prato cujo preparo é produzido quase que exclusivamente durante a quadra nazarena.

“Cozinhar no almoço do Círio, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, é algo que não consigo mensurar. A emoção aflora, as lágrimas vêm. É um misto de paz e muito amor no coração”, ressalta Ilma. Ela topou dividir essa emoção com todos os leitores e internautas (a receita e os detalhes repassados pela própria Ilma também estão na internet). Então, sem perder mais tempo, bora para a receita!

INGREDIENTES 
6 maços de jambu
2 litros de tucupi
2 maços de chicória
Pimentinha verde e pimenta de cheiro
3 cabeças de Alho 
3kg de Pato em pedaços (lavar com aguardente e reservar)

MODO DE PREPARO 
- Em um mix, colocar uma cabeça de alho descascada, 2 cebolas, 1 maço de chicória, 5 pimentinhas verdes e 1 pimenta de cheiro. Bater até virar uma pasta e reservar. 
- Temperar o pato com essa pasta, acertar o sal e a pimenta-do-reino e deixar marinando na geladeira de um dia para o outro. Levar o pato ao forno em uma assadeira envolto em papel alumínio até ficar bem dourado. 
- Cozinhar o jambu com água fervente e levemente salgada.
- Temperar o tucupi com bastante alho, cebola, chicória e pimenta-de-cheiro sem a semente e uma pitada de sal.
- Uma hora antes de servir, colocar todos os ingredientes juntos em uma panela grande.  
- Servir à vontade com arroz e farinha d'água

3ª Edição