CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Diretoria da Festa reafirma: Círio de Nazaré 'não terá devotos na rua'

Comunicado foi publicado na tarde desta sexta-feira, após mudanças na programação

Redação integrada de O Liberal
fonte

A Diretoria da Festa de Nazaré publicou um comunicado oficial nesta sexta-feira (2) reiterando que o 228° Círio de Nossa Senhora de Nazaré "não terá os devotos na rua". O anúncio foi feito por volta das 17h20, após um segundo ajuste na programação oficial da festa ter sido confirmada na manhã desta sexta.   

LEIA MAIS:
Diretoria da Festa altera horários de missas e amplia programação

Diretoria da Festa do Círio cancelou queima de fogos para evitar aglomerações
Ausência de procissões não tira o brilho do Círio, diz coordenador
Veja a programação oficial do Círio 2020
Confira todas as atrações do Círio Musical

"Desde o início do ano o mundo vem passando por grandes transformações e adaptações por conta da pandemia do novo coronavírus. Vários países estão cancelando ou adaptando grandes eventos. Com o Círio de Nazaré não poderia ser diferente. A maior procissão religiosa do mundo e a grande festa do povo paraense terá um novo formato, pela primeira vez em 228 anos de história", disse o comunicado da Diretoria da Festa.

Segundo reiterou a coordenação do Círio, ainda em 6 de agosto o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e a Diretoria da Festa de Nazaré, anunciaram a realização do Círio em formato diferente do convencional.

"As diversas procissões e eventos que ocorrem durante toda a quadra nazarena não se realizarão. Em substituição terá eventos virtuais nos dias 09, 10 e 11 de outubro, além do Terço da Alvorada na Basílica Santuário, visitação da Imagem Peregrina a hospitais na Região Metropolitana de Belém, exposição da Imagem Peregrina no Altar Central da Praça Santuário, com o manto deste ano, e missas da festividade no período de 12 a 25 de outubro", diz a Diretoria da Festa.

image Corda do Círio de 2020: ela poderá ser vista em exposição (Igor Mota / O Liberal)

A coordenação dos festejos confirmou mais uma vez a programação oficial do Círio 2020: ela terá início no dia 9 de outubro, às 18h, com missa na Basílica Santuário, celebrada por Dom Alberto Taveira Corrêa, seguida da apresentação do manto e live musical do Grupo Ama, transmitido pela TV Círio, TV Nazaré e TV Cultura, sem a presença do público.

"No sábado, dia 10 de outubro, ocorrerá a descida da Imagem Original, às 11h30, missa na capela do Colégio Gentil e live musical com transmissão ao vivo da decoração da Berlinda, além de outros eventos ao longo do dia", disse a diretoria da festa. "No dia 11, o Círio 2020 começa com missa na Catedral, celebrada por Dom Alberto Taveira, às 7h, e termina com a Missa de encerramento, às 11h30".

A programação oficial do Círio terá uma missa na abertura do dia 9, além da apresentação do Manto. "Ao final, haverá a benção da corda por Dom Alberto Taveira, e a entrega para as oito regiões episcopais", detalhou a Diretoria da Festa.

A programação da live musical de decoração da Berlinda terá a participação das cantoras Lucinha Bastos, Gigi Furtado, Andréa Pinheiro, Alba Maria e Sandra Duailibi.

Visitação da Imagem Peregrina


A Imagem Peregrina poderá ser vista em exposição realizada no altar da Praça Santuário, a partir das 17h do domingo do Círio (11). A visitação poderá ser feita até 25 de outubro, sempre de 12 às 22h. 

"Pelas manhãs, neste mesmo período, a Imagem estará em visitação por diversos hospitais públicos e privados da Região Metropolitana de Belém, entre eles Hospital Geral do Exército, Hospital Universitário João de Barros Barreto, Hospital Público Estadual Galileu, Hospital Ophir Loyola, Hospital da Beneficente Portuguesa. Alguns hospitais também serão visitados após a quinzena mariana", confirmou a Diretoria da Festa de Nazaré.

Um dos mais visados símbolos do Círio, a Corda este ano será distribuída para exposição em diversos locais - como uma forma de deixá-la mais próxima dos fiéis, frente à suspensão das procissões. Os locais escolhidos são a Loja Lírio Mimoso, Memória de Nazaré, e a Estação das Docas. A Corda também será distribuída entre as 95 paróquias da cidade.

Um dos símbolos da Festa Mariana, ela chegou em Belém na quinta-feira (10), proveniente de Santa Catarina.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!