MENU

BUSCA

Dezenas de romeiros acompanharam fim da missa da Vigília de Adoração na praça da Basílica Santuário

Tradicional romaria do Traslado não ocorrerá oficialmente nesta sexta, mas movimento de fieis foi grande

Victor Furtado

Dezenas de romeiros acompanharam o fim da missa que encerrou as 48 horas da Vigília de Adoração na Casa de Plácido, na Praça da Basílica Santuário. Alguns diziam que queriam dar continuidade à tradição do Traslado, romaria que não ocorrerá oficialmente este ano no calendário do Círio de 2020, por causa da pandemia. Porém, os ânimos foram desmobilizados por volta das 8h40. 

Sem apoio da Casa de Plácido


Na Praça da Basílica, dezenas de romeiros que vieram caminhando para Belém também se postaram nas calçadas. Esse ano, excepcionalmente, também não há o tradicional atendimento oferecido todos os anos anos romeiros que chegam a pé à capital e são acolhidos pela Casa de Plácido.

A romaria do Traslado da Imagem Peregrina para Ananindeua e Marituba tradicionalmente ocorre na manhã da sexta-feira do Círio, e todos os anos é acompanhada por muitos participantes, a pé, de bicicleta e até por corredores.  

Muitos aguardam Traslado


A missa foi celebrada pelo padre Luiz Carlos, reitor da Basílica Santuário, foi encerrada por volta das 8h10. Por volta das 8h20, devotos, ciclistas e corredores continuavam mobilizados em frente à Basílica. Eles tocavam as buzinas que caracterizam os sons da romaria do Traslado para Ananindeua e Marituba, mas não houve partidas. 

A Basílica Santuário segue de portas fechadas, por recomendação do Ministério Público do Pará (MPPA). Na praça, a banda da Guarda Municipal de Belém fez uma homenagem musical à Virgem e aos devotos presentes, tocando várias músicas e hinos do Círio.

A redação integrada de O Liberal segue apurando as programações oficiais e a movimentação dos romeiros pelas ruas de Belém. Acompanhe.

Círio