MENU

BUSCA

Devoção e segurança contra pandemia em homenagens durante o Círio

Homenagens à Nossa Senhora de Nazaré recebem novas orientações para evitar riscos à saúde

Mesmo sem procissões oficiais no Círio de Nazaré, algumas das homenagens tradicionais no trajeto das romarias vão ocorrer. O Banco da Amazônia, na avenida Presidente Vargas, preparou estrutura e programação. Já o edifício Manoel Pinto da Silva, na trifurcação das avenidas Nazaré, Presidente Vargas e Serzedêlo Corrêa, suspendeu tudo para não atrair pessoas.

Nos horários em que a imagem da Virgem de Nazaré passaria na frente do Banco da Amazônia, haverá homenagens: às 19h do sábado (10), quando seria a Trasladação; e às 9h de domingo (11), quando seria o momento do Círio. Na porta da instituição, não haverá palanques e nem convidados. Porém, há um telão de nove metros, que vai exibir músicas e um vídeo da passagem da santa, para representar. Nesses momentos, haverá uma chuva de pétalas de rosas naturais. 

"Na sexta e no sábado à noite, faremos projeções no prédio. Vamos apoiar também algumas lives, como Mahrco Monteiro, exposição 'Olhares sobre Nossa Senhora' e o disco 'Duetos em Romaria', de Guto Risuenho. Nosso tema desse ano é que o Círio se faz no coração de cada um. É diferente, mas teremos nossas homenagens", comentou Ewerton Alencar, coordenador de Patrocínios, Promoção e Gestão da Marca do Banco da Amazônia.

Enquanto isso, o condomínio do Manoel Pinto da Silva está tentando dissuadir as pessoas de irem ao prédio. Todos os anos, no Círio, uma média de 40 a 50 famílias visitam o local. A estimativa é do corretor de imóveis Augusto Rodrigues, morador há mais de 15 anos. Há moradores se organizando para nem ficarem em casa, como ele mesmo. Todas as pessoas que costumavam fazer homenagens, não farão nem de forma simbólica.

"O Manoel Pinto da Silva é uma referência no corredor da fé. Então há costume de pessoas virem para cá. Nas procissões, até precisamos fazer um controle de pessoas que acessam o edifício. Então neste ano não vamos colaborar para a formação de aglomerações. Até quem faz maniçoba vai dar um jeito de entregar diretamente em quentinhas na porta. Nossas reuniões serão virtuais mesmo e reuniões fora daqui", comentou Augusto.

Círio