MENU

BUSCA

Descida do Glória vai levar a Imagem Original para mais perto dos fiéis

A cerimônia ocorrerá às 12h30 deste sábado (12)

Redação Integrada

Os romeiros e fiéis de Nossa Senhora de Nazaré esperam para ficar mais próximos da Imagem Original da padroeira dos paraenses durante o ano inteiro. Um dos momentos de maior emoção do Círio de Nazaré, a Descida do Glória, vai ocorrer neste sábado (12), às 12h30, na Basílica Santuário, em Belém. O padre Alexandre Paciolli será acompanhado pelo grupo Vozes no canto da música Ave Maria, na hora da descida.

A Imagem Original, de 28 centímetros, que deu origem ao Círio, vai ficar em uma redoma de vidro no altar durante os 15 minutos da festividade. O momento se repete desde 1992 e, para muitos, representa a proximidade da mãe com o filho.

O período da Festa de Nazaré é uma das raras vezes em que a Imagem desce. A outra ocasião é no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica a Santuário. Na procissão do Círio número 200 e durante a visita do Papa João Paulo II à Belém, em 9 de julho de 1980, foram outras exceções.

Protegida, a Imagem Original encontrada por Plácido fica sobre o altar-mor da Basílica de Nazaré, em uma redoma de cristal à prova de balas. Ela reproduz uma senhora com traços portugueses, repousando sobre nuvens onde é possível ver rostos de anjos. No braço esquerdo, um menino aparentando ter dois anos de idade, carregando um globo.

História - A Imagem só deixa o interior da Basílica em situações excepcionais. Uma delas foi em 1969, quando o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, desceu a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais próxima dos fiéis, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt. As descidas iniciais eram às 23h, após o Pároco chegar à Basílica após a Trasladação, com a Igreja fechada.

Círio