CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Com tema "Maria Mãe e mestra", Círio 2022 reforça os desafios da educação

Reflexão da Missa de Subida ao Glória já trouxe pensamentos sobre o Círio 230

Emanuele Corrêa
fonte

Na missa de Subida ao Glória e do Recírio, o bispo auxiliar dom Antônio Assis fez uma reflexão sobre o Círio de número 230, em 2022. Com o tema "Maria, mãe e mestra", ele acredita que é momento de se estabelecer um pacto pela educação. E ainda fez um balanço do Círio 2021, mostrando como a festividade teve momentos positivos para que os devotos pudessem testemunhar o movimento da própria fé.

"Mesmo com a exigência da pandemia, restrições e as autoridades pedindo para ser mais contido, o povo fez. Em cada coração a sede de Deus e cada um expressa através de seus ritos, pagando promessa. Quantas famílias fizeram suas próprias peregrinações com um pedaço de corda e segurando uma berlinda. Isso é sede de Deus. A igreja vive essa experiência de comunhão", comentou dom Antônio.

VEJA MAIS

image Mesmo sem Recírio, população lota Praça Santuário na despedida do Círio 2021
Com missa adiantada e sem surpresas no último dia de programação oficial, a bênção final de Nossa Senhora de Nazaré ocorre com a distribuição das flores da Berlinda

image Vídeo mapping colore a Basílica e encanta fiéis na Praça Santuário
O espetáculo conta um pouco dos bastidores da maior festa religiosa do país

O bispo auxiliar explica que a subida ao Glória se relembra a ascensão de Jesus e a Glória que se é buscada em vida, pelos católicos. "Também nos lembra que Maria após a sua morte foi elevada de corpo e alma ao céu. Nos lembra o nosso dever de caminhar ao céu, de fazer do nosso cotidiano, um Glória. Uma vida de santidade", reforçou.

Sobre o tema "Maria mãe e Mestra", dom Antônio destacou o compromisso que as instituições precisam ter com a educação, que não se restringe ao local, mas da necessidade de fazer um pacto global.

"É um tema muito prático, 'Maria mãe e mestra', um tema direto, escolhemos este tema pensando no desafio da educação hoje. O Papa Francisco quer que o mundo seja transformado pela educação. Ensino fundamental, infantil, superior. Precisamos fazer um pacto global pela educação. Somos chamados através da pastoral da educação, diretoria do Círio, etc para reavivar a dimensão ética, dimensão religiosa da educação. Creio que a religião, a igreja tenha muito a contribuir para que a educação seja integral", explicou o bispo auxiliar.

image Antecipação da subida ao Glória foi em respeito ao arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, que segue se recuperando (Igor Mota / O Liberal)

Diretor de Eventos fala sobre antecipação da subida

Roberto Souza, diretor de Eventos da Festa de Nazaré, afirma que este foi um Círio simbólico e que a subida da Imagem ao Glória foi antecipada para que dom Alberto Taveira pudesse acompanhar. "É um momento de gratidão, que encerramos mais um círio simbólico. Emoção de devolver nossa senhora ao Glória, local onde ela fica o ano todo e só desce em momentos especiais, como no Círio e no mês de Maria"

"Sobre a antecipação da subida da imagem, foi pela condição de saúde de dom Alberto, ele faz questão de acompanhar esses momentos, ele não pode ficar muito tempo em pé, tem todas as restrições. Por isso houve essa pequena alteração no horário, mas não alterou em nada, nossa celebração foi mais uma vez muito bonita", concluiu Roberto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!