Círio de Vigia 2022: procissão retorna às ruas do município na manhã deste domingo (11)
Devotos de Nossa Senhora de Nazaré se reuniram na igreja de São Sebastião para rezar e agradecer as bênçãos dadas pela Santa
É Círio outra vez! Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré reuniram-se, na manhã de domingo (11), após dois anos de pandemia, para celebrar o 325º Círio de Vigia de Nazaré, o mais antigo do estado do Pará. O retorno da procissão aos moldes tradicionais foi marcada por fortes emoções e homenagens - que vinham em chuva de papéis e casas enfeitas com balões e fitas coloridas -, deixando a grande festa católica ainda mais bonita.
A programação iniciou por volta das 6h da manhã, com a missa na Comunidade Mãe Divina Providência. Às 7h, a igreja de São Sebastião ficou lotada de católicos, que aguardavam ansiosamente pela romaria, que começou às 8h, e percorreu as principais ruas de Vigia. Estima-se que o percurso durou cerca de duas horas e meia para ser concluído e reuniu mais de 100 mil fiéis.
VEJA MAIS
Reencontro de Maria com o povo
A procissão do Círio nos últimos dois anos ocorreu com a presença da imagem da Santa, sozinha, em um carro aberto desfilando pela cidade. No domingo (11), os católicos puderam estar ainda mais próximos de Nossa Senhora de Nazaré. Para reforçar esse compromisso de Maria com os devotos, o ornamentista da berlinda do Círio de Vigia, Rubenildo de Sousa revelou que a decoração foi pensada com várias cores simbólicas: lilás, verde e azul. E foram usadas cerca de 547 flores para enfeitar o carro.
“Usando lilás para homenagear as pessoas e entes queridos que perdemos durante esses dois últimos anos de pandemia da covid-19. O azul simboliza a pureza de Maria. Já o verde, traz a esperança que todos nós temos dias melhores”, explicou um dos organizadores.
Promessas
É por acreditar em um novo amanhã de “cura e renovação espiritual" que o estudante Lorran Siqueira, de 15 anos, morador de Vigia (PA) decidiu acompanhar todo o cortejo da procissão levando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, após ter uma graça atendida pela Santa. Em maio deste ano, a tia dele teve um derrame e ele pediu à Maria que a ajudasse a se recuperar. “Hoje ela está bem de saúde, fala e anda normalmente. Não ficou nenhuma sequela”, afirmou.
A dona de casa, Taliane Santos, mora em Parauapebas (PA), mas veio participar da procissão apenas para pagar promessa que fez durante o nascimento do filho Ícaro, de 10 meses. Na hora do parto, o bebê enfrentou dificuldades para conseguir nascer.
Aflita e com medo de perder o primeiro e único filho, Taliane recorreu à outra Mãe: “Nossa Senhora me ajudou a fazer meu filho vim ao mundo sem complicações. O médico disse que ele não estava conseguindo sair e pediu que eu conversasse e pedisse ajuda de Maria: ‘Conversa com a Nazaré que ela te ajuda’. E, assim, meu filho nasceu saudável e estou aqui, hoje, pagando essa promessa”. Ela acompanhou a procissão com ícaro - vestido de anjo - no colo.
Homenagens
A família do arquiteto Jeferson Ferrer enfeitou a porta de casa para ver a passagem da procissão. Segundo ele, é o primeiro ano que a homenagem ocorre e tornou-se um momento de grande emoção para todos. Na porta da residência, eles fizeram um mini altar para colocar a Santa e enfeitaram as grades da residência com fitas e balões de cores idênticas às usadas na berlinda. “Tudo isso é uma forma de homenagear a nossa Mãe e tudo o que ela faz pela gente e pela a minha família”, declarou.
As homenagens à Nossa Senhora chegaram ao fim após o cortejo chegar à praça da Igreja Matriz, onde foi realizada uma segunda Santa Missa, mas desta vez, presidida por Dom Carlos Verzeletti, bispo de Castanhal.
A festividade ainda seguirá nos próximos 15 dias com missas, novenas e adoração. Na semana que vem, nos dias 16 e 17, é dia das crianças celebrarem Nossa Senhora com a Trasladação e o Círio. No dia 26 de setembro, a programação é encerrada com o Recírio, com missa a ser celebrada na Igreja Matriz.
Transladação, fluvial e moto romaria
No sábado (10), o Círio fluvial tomou o rio Guajará-Mirim. Em seguida, a moto romaria ocupou as principais ruas de Vigia. A programação encerrou com a Transladação que partiu da praça da Igreja Matriz rumo à Igreja de São Sebastião. Não foram divulgadas estimativas de público das romarias.
As celebrações do Círio de Vigia 2022 começaram no último dia 22 de agosto com peregrinações.