CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2025 terá apoio de mais de mil militares do Exército Brasileiro

Os militares têm como missão contribuir para a segurança e a fluidez das procissões

O Liberal
fonte

Aproximadamente 1.400 militares do Comando Militar do Norte (CMN) atuarão no Círio de Nazaré deste ano para contribuir com a segurança e a fluidez das procissões, além de prestar apoio à organização do evento. O objetivo é garantir o respeito aos espaços e símbolos religiosos durante a Romaria Fluvial e a Trasladação, realizadas no sábado (11), e na grande procissão, no domingo (12).

Um momento de atuação considerado difícil ocorre na Pedra do Peixe, no Ver-o-Peso, logo após a saída da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral Metropolitana de Belém. Nesse instante, os militares formam uma barreira de proteção no momento em que a corda é atrelada à berlinda, uma situação que exige concentração e força da tropa. A operação é conduzida com sensibilidade cultural, disciplina e profundo respeito pela fé do povo de Belém.

O General de Brigada Nagy, chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Norte, destaca que os militares acompanharão a berlinda e possibilitarão o deslocamento fluido em cada um dos momentos, para percorrer todo o trecho previsto com segurança, permitindo que a população se aproxime sem que haja interrupções no caminho.

“No Círio Fluvial, teremos uma embarcação responsável por prestar apoio de saúde, caso haja necessidade. À tarde e à noite, acompanharemos a trasladação, na qual nossos militares vão se posicionando ao longo do percurso, na velocidade adequada, nesse momento de fé do povo paraense”, afirma o General.

VEJA MAIS

[[(standard.Article) Programa 'É Do Pará' especial transmite Círio Fluvial e Moto Romaria ao vivo neste sábado (11)]]

image Círio 2025: veja o que abre e o que fecha em Belém nos próximos dias
Neste ano, a Grande Romaria, no domingo (12), também coincide com o feriado nacional de Nossa Senhora de Aparecida

image Confira quais vias de Belém serão bloqueadas para as procissões do Círio 2025
As interdições serão no sábado (11) e no domingo (12), durante a realização da Moto Romaria, da Trasladação e do Círio, respectivamente

Os militares também ficam responsáveis por isolar a área para a passagem da berlinda no momento final da procissão, na chegada à Praça Santuário.

A emoção de servir à fé

Desde 2022, o Tenente Martins atua nesse ponto da procissão. "A parte mais difícil é conter a emoção, lembrar que você está na missão, fazer o melhor trabalho possível, ajudar os fiéis, os promesseiros. Quando ingressei na Força, achei que essa era a melhor maneira de cumprir a minha promessa com Nossa Senhora: estar acompanhando e servindo junto com a população".

Por dois anos, a Tenente Débora Paraense participou da Operação Círio, realizada pelo Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Norte, em Belém. A experiência envolve missão e também fé. “Sou devota, e viver o Círio nas procissões é um privilégio. Fazer isso como militar é indescritível, porque, ao mesmo tempo em que você precisa estar concentrado naquela missão, você vive a fé e a esperança de que Nossa Senhora conceda força e garra para que a gente consiga concluir a missão com êxito”.

Parceria e preparação do Exército

A presença do Exército no Círio de Nazaré é histórica e tradicional, ocorrendo desde as primeiras edições da festividade. Ao longo dos anos, a atuação militar se consolidou como um apoio essencial para a realização do evento. Antônio Sousa, diretor coordenador do Círio 2025, destaca que o apoio do Exército nas procissões é fundamental na condução da caminhada e da imagem peregrina.

“O Exército realiza esse trabalho com maestria e tranquilidade. Nunca tivemos qualquer problema com a população durante a atuação do Exército. Pelo contrário, o trabalho é feito de forma muito bonita e transmite segurança durante a execução do Círio. A gente agradece por essa parceria”, diz Antônio Sousa.

Antes das ações oficiais, é feito o reconhecimento das áreas de atuação da tropa. Nas organizações militares do CMN, ocorrem ensaios técnicos, nos quais os militares têm contato com a dinâmica da romaria e treinam técnicas de apoio e proteção aos fiéis. O treinamento permite o alinhamento de procedimentos, assegurando eficiência, disciplina e integração.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!