Círio 2025: Atriz Maria Eduarda de Carvalho se emociona com a procissão: 'É uma aula de humanidade'

Convidada da Varanda da Fafá, a atriz refletiu sobre a força da fé e da devoção dos paraenses durante a maior festa religiosa do Pará

Laura Serejo* e Bruna Dias
fonte

A atriz Maria Eduarda de Carvalho, que recentemente integrou o elenco da novela das 18h 'Garota do Momento', vive neste domingo (12) a emoção do Círio de Nazaré em Belém. Convidada da Varanda da Fafá, ela falou sobre o impacto da experiência e refletiu sobre a força da fé e da devoção dos paraenses.

Acompanhe o Círio 2025 ao vivo e veja todos os detalhes na cobertura especial de O Liberal.

“Nossa, eu estou me organizando, tentando encontrar palavras que possam dar conta de toda a emoção que tenho sentido nesse período. E cheguei à conclusão de que existem determinadas sensações, emoções pelas quais a gente passa que transcendem a gramática, que não cabem na linguagem. Eu acho que o Círio de Nazaré é um exemplo disso”, afirmou.

VEJA MAIS

image Círio de Nazaré 2025: veja fotos da homenagem para Nossa Senhora de Nazaré no Ver-O-Peso
A Grande Procissão para a Rainha da Amazônia ocorre nesse domingo, 12 de outubro

image Que História é Essa, Porchat? Humorista revela qual parte do Círio será destaque em seu programa
Fábio Porchat participa do Círio pela primeira vez como convidado na "Varanda da Fafá"

image Rafa Kalimann se emociona com o carinho do público com a filha Zuza
A influenciadora esteve na Varanda de Nazaré durante a Trasladação do último sábado (11)

Citando Clarice Lispector, Maria Eduarda disse que viver o Círio “ultrapassa qualquer entendimento”. Para ela, a celebração é um momento de união, respeito e amor. “É um nível de sincretismo religioso, de respeito à tolerância, de elogio ao amor, ao afeto, à empatia, tudo que está tão em falta no mundo. Belém e o Círio de Nazaré são uma aula de humanidade. A gente tem muito a aprender com esse evento.”

Mesmo se considerando ateia, a atriz destacou que a experiência a tocou profundamente e a fez refletir sobre o sentido da fé. “Eu não tenho religião, me considero ateia. E as pessoas têm a sensação de que um ateu não tem fé, mas muito pelo contrário. A minha fé está na força da vida, na força dessas pessoas, nesse ímpeto, nessa vontade de cumprir uma promessa, de andar por quilômetros e quilômetros. Para mim, isso aqui é um exemplo de fé na humanidade. Está sendo uma aula de gente, uma aula de ser gente”, finalizou a artista.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!