Círio 2024: Ciclorromaria reúne milhares de ciclistas na manhã deste sábado (19), em Belém

A homenagem dos ciclistas a Nossa Senhora de Nazaré é a 8ª romaria do calendário oficial do Círio de Nazaré.

Jéssica Nascimento e Dilson Pimentel
fonte

Oitava romaria do calendário oficial do Círio, a tradicional Ciclorromaria é realizada, na manhã deste sábado (19), em Belém. Ela teve início às 8h e término às 9h45. A procissão saiu da Praça Santuário e, ao longo do trajeto de 14 km, a imagem de Nossa Senhora percorreu as principais avenidas do bairro de Nazaré e Reduto, retornando no fim ao mesmo destino de saída. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré, a expectativa é de que 16 mil ciclistas tenham participado do percurso, mas os dados oficiais serão divulgados após o Recírio.

“A bike hoje não é só um esporte. As pessoas vem aqui agradecer, pedir proteção a sua família”, declarou Antônio Sousa, diretor de procissões do Círio 2024. Para ele, incentivar o esporte, por meio da evangelização, é um desafio. “Por isso convidamos os inúmeros grupos de ciclistas que temos na cidade para participar deste momento, com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, e pedir a proteção para a prática deste esporte pelas ruas da cidade”. destacou. 


 

 

Cicloromaria de Nazaré 2024

 

Muitas foram as demonstrações de fé e devoção na ciclorromaria. Diversos devotos aproveitam a oportunidade para pagar promessas feitas à Rainha da Amazônia.

Um das histórias é de Osmani Barra, que tem 52 anos e trabalha nos Correios há 25 anos. Conhecido como “O Gatinho dos Correios”, ele foi com a bicicleta enfeitada e vestido de Super-Homem.

“Uma semana antes do Círio uma moto me bateu. E, com honra e glória de Deus, só bateu a bicicleta. Não conseguiu me atingir. Deus e a santinha nos protegeram”, contou. “Vou pagar essa promesssa. Deus é maravilhoso”, contou.

 

VEJA MAIS:

image Círio 2024: Ciclorromaria e Romaria da Juventude têm esporte e animação neste sábado, em Belém
Reunindo ciclistas, a primeira procissão inicia às 8h, saindo da Praça Santuário com um trajeto de 14 km nos arredores do bairro de Nazaré

image Círio 2024: GMB atua com plano especial nas romarias deste final de semana, em Belém
Para cada procissão oficial do Círio 2024 deste final de semana, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai empregar, preventivamente, 15 guardas municipais, além de motos e viaturas na ação

 

Arthur Ronaldo tem 14 anos esse é o quarto ano que ele participa acompanhada de sua avó, a empregada doméstica Maria do Socorro Amaral, 61.

“Esse é o primeiro ano que eu venho com o meu irmãozinho. Venho acompanhar a minha avó que fez promessa para a minha tia, que estava com câncer. E hoje a gente está cumprindo a promessa de vir na Ciclorromaria”, contou. 

“Venho todo ano. É uma promessa que fiz”, acrescentou Maria do Socorro.

Vice-coordenador da Guarda de Nazaré, Rodrigo Abraão também participou da Ciclorromaria. “É a romaria em que os ciclistas participam em fé e devoção à Nossa Senhora. É um momento muito muito especial”, disse.

A servidora pública Carlinha Holanda contou que esse é o primeiro ano que participa da romaria dos ciclistas com seu filho.

“Agradecer por mais um ano de vida do meu filho e pela saúde da minha família. E também agradecer pela avó dele, que recentemente teve câncer. E, graças a um pedido à ‘Nazinha’, ela se curou. A gente está aqui agradecendo mais esse milagre dela à nossa família”, revelou.

Enfermeira de formação, Auriete Vilhena contou que é ciclista há um bom tempo, buscando sempre qualidade de vida e saúde.

“Participar é muito gratificante. A gente vem agradecer Nossa Senhora e Deus por tudo o que a gente vem passando, principalmente nessa nossa vida de ciclistas, os perigos que a gente passa", disse. Mas Maria está sempre com a gente e a gente se sente segura. Tem mais é que agradecer e continuar orando para que ela continue nos protegendo nas estradas, nas trilhas, no nosso dia a dia”, afirmou.

A autônoma Thaís Pimentel, 45 anos, também participou pela primeira vez.

"Eu sempre acompanho a Trasladação há muitos anos para pagar promessa do meu pai. Ele não está aqui hoje. Hoje eu trouxe o meu filho, para comprovar mais uma benção, que foi o nascimento dele. O nascimento dele foi cheio de muitas dores e problemas. E hoje ele é um milagre. E eu trouxe ele para pagar a promessa junto à nossa ‘Nazinha’, nossa mãe querida", relatou

 

Carline Holanda, servidora pública, participou pela primeira vez da procissão com o filho pequeno. 

“(Venho) agradecer por mais um ano de vida do meu filho por todas as bênçãos que ela vem colocando na minha vida. Agradecer também pela saúde da família, pela avó dele que recentemente teve câncer, e que graças ao um pedido a Nazinha ela se curou e a gente tá aqui agradecendo mais esse milagre dela na nossa família”, relata a servidora pública. 

 

.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!