Círio 2023: Romaria dos Corredores tem ritmo de devoção na manhã deste sábado
Há 9 anos a Romaria do Corredores leva devotos de Nossa senhora de Nazaré às duas de Belém
Há 9 anos, a Romaria do Corredores leva devotos de Nossa senhora de Nazaré às ruas de Belém. Na manhã deste sábado (21), mais uma edição marcou o ritmo de fé e devoção dos belenenses. A procissão saiu às 5h40, da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, pela avenida Nazaré, em direção à avenida Conselheiro Furtado.
VEJA MAIS:
A romaria chegou ao fim por volta das 7h, após o percurso de 7km, cumprido em 1h30min com a chegada da Berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Basílica Santuário. A imagem foi conduzida por carro, ao lado a guarda da Santa e de corredores.
O público corredor é formado por idades variadas. A estudante Vitória Lúcia, 22 anos, decidiu aproveitar ao máximo as romarias que neste ano. "Primeiro ano que saí na romaria dos corredores. Esse ano eu só pensei em vir ao máximo de romarias possíveis", comenta.
"Esse Círio estou pedindo mais pela saúde do meu irmão, que vai se operar da coluna. Tô pedindo muito por ele, porque a cirurgia ainda não foi marcada", explica Vitória.
O servidor público Raimundo Miranda, 63 anos, é devoto de Nossa Senhora e acredita que a romaria dos corredores é mais uma possibilidade de estimular hábitos saudáveis de vida. Atleta de rua há mais de 25 anos, ele incentiva a prática de atividades físicas.
"Sou servidor público. Já corro há 25 anos. Eu resolvi correr porque eu sou devoto e uniu com mais a vontade de correr. Acho que é excelente, porque a prática de atividade física, significa mais saúde, independente de ser devoto", diz Raimundo.
Alguns pets também participaram da programação com seus tutores. Assim como no Círio das Crianças, no último domingo, a Romaria dos Corredores tem a sua cota pet.
O cachorrinho João Batista da Silva, de 4 anos, e a tutora dele, Goreth da Silva, já correm há 2 anos nesta procissão. "Eu corro há mais de cinco anos, e depois que ele veio para gente, começou a treinar e correr. Ano passado, ele completou a romaria, mas esse ano ele tá mais preguiçoso. Então, já veio a mochila", comenta entre risos.
Goreth ressalta a importância de terem espaços para tutores e pets desempenharem atividades juntos. Ela ressalta que, em uma corrida ou romaria, os cuidados com a saúde e hidratação deles é fundamental. "A romaria dos corredores começa de madrugada, não tem sol. Ele já treina comigo, mas quando se cansa, tem a mochila para descansar. Paramos para ele tomar água. Tem que ter os cuidados" finaliza.
Vídeo da chegada da Romaria dos Corredores: