CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Círio 2023: Descida do Glória emociona fiéis na Basílica Santuário

O momento, muito aguardado pelos devotos, foi celebrado com inúmeros aplausos dos fiéis

Maiza Santos e Luciana Carvalho

Centenas de fiéis se emocionaram no momento em que ocorreu a descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, neste sábado (7). Durante a cerimônia, a Imagem Original de Maria é retirada do Glória onde fica durante o ano e é colocada em um altar mais próximo dos fiéis. A programação para a retirada da Imagem Original iniciou com a santa missa, às 7h, celebrada pelo Frei Gilson da Silva Pupo, de São Paulo. Logo após, ocorreram as orações e a adoração, junto aos devotos que estiveram na Basílica.

O início da cerimônia, que simboliza a aproximação da Mãe de Nazaré com seus filhos, ocorreu por volta de 12h20 e foi realizada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O Arcebispo agradeceu ao Frei Gilson e a todos que colaboraram para tornar a manhã de oração especial. Ele mencionou que a oração estava acontecendo em todos os lugares. “A imagem original de Plácido vai descer para ficar mais perto do nosso povo, durante todos esses dias da quadra nazarena. É Círio outra vez, só que o Círio não se repete. Se você estiver centenas de vezes no Círio, a graça é nova. Então, Deus não se repete” disse Dom Alberto.

O momento mais aguardado pelos devotos aconteceu por volta das 12h30, quando se iniciou o ritual de retirada da Imagem do Altar-mor por Jorge Rezende, diretor da festa do Círio de Nazaré. O diretor falou sobre a emoção de ter iniciado a saída da Imagem Original do Glória."Me senti ali, um grão de areia diante daquela pequenina imagem que irradia tanta energia, tanta luz, tanta paz, que leva tantas graças, tantas bênçãos não só para Belém, mas para o mundo inteiro”, disse.

VEJA MAIS

image Círio 2023: Romaria Fluvial conduz mais de 400 embarcações; veja detalhes
A procissão percorreu 10 milhas marítimas, um total de 18,5 quilômetros.

image Círio 2023: Imagem Peregrina desembarca na Escadinha do Cais do Porto
Após mais de duas horas de percurso fluvial, a santa chega a Belém

O governador Helder Barbalho e a primeira-dama, Daniela Barbalho, estiveram presentes na cerimônia. Ele falou sobre a emoção de poder ver de perto a Imagem Original da Nossa Senhora, “Como todos os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, pra mim é um momento muito especial poder ter a oportunidade de ver a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré de perto. Que ela continue derramando as suas bênçãos sobre todos nós, protegendo o povo do Pará”, disse o governador do Estado.

Demonstrações de Fé e Gratidão

A demonstração de fé e emoção no Círio de Nazaré toma conta de devotos paraenses e também, de outros Estados como os fiéis da comunidade Católica Chama de Amor de Pernambuco que percorreram mais de dois mil quilômetros de ônibus para chegar a capital paraense e prestigiar os festejos do Círio de Nazaré. Após a cerimônia da "Descida do Glória", os 76 componentes do grupo entraram ajoelhados na Basílica Santuário em agradecimento à Virgem de Nazaré. Karine Azevedo, uma das componentes do grupo, veio pela primeira vez que ao Pará para prestigiar a festa católica. “É uma experiência única e quando eu cheguei aqui, já comecei a tremer de emoção. É muito especial. É uma oportunidade única de agradecer e de rezar por mim e pelos nossos. É maravilhoso viver tudo isso.” disse a devota.

Já a umbandista Naiara Araújo Rodrigues estava na Basílica Santuário pagando uma promessa que tinha feito pela cura de seu pai de santo. “Meu pai de santo estava com Covid e os médicos desenganaram ele dizendo que não tinha mais jeito, mas com a nossa fé em Nossa Senhora, em nossos guias e em nossos orixás, ele superou a Covid-19 e está vivo até hoje. E como forma de agradecimento, vim aqui pagar minha promessa e mostrar que , acima de tudo, não tem tabú de religião”, afirmou.

Muito emocionada, Taís de Lima, mãe de uma menina de um ano e seis meses, foi à cerimônia da descida da Santa para agradecer pela saúde da filha que nasceu prematura e ficou internada duas vezes na UTI. “Tô aqui hoje para agradecer a Nossa Senhora pela sua intercessão de mãe e que, junto com seu filho Jesus, conseguiram o milagre da vida da minha filha que foi internada na UTI por duas vezes. Ela nasceu com dificuldade e pela honra e glória do Senhor e de Maria, hoje ela está aqui comigo. Isso é amor de mãe e Maria é a mãe de todos nós”, disse.

Raridade

 A descida da Imagem Original do Altar-mor da Basílica é rara, a saída dela é mais rara ainda. Ela só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais, como na procissão do Círio 200 e durante a visita do Papa João Paulo II à Belém – no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a Imagem, da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé. Atualmente, a Imagem só desce em outubro, no período da quinzena nazarena, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica ao Santuário.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!