Ana Sarah de Sousa, estudante do terceiro ano do ensino médio, foi o primeiro lugar no Concurso de Redação do Círio 2022. A premiação concedida foi um notebook. O tema deste ano propôs uma reflexão sobre a relação entre a mãe comum e Nossa Senhora. Foram 122 estudantes, da rede pública e privada de ensino, que participaram. A abordagem trazida pela campeã retratou a fonte de inspiração que a Mãe de Deus é nas virtudes e o quanto isso é sinônimo de refúgio para quem precisa de acolhimento.
No dia da prova, a estudante dividiu o tempo entre a redação e o vestibular do Instituto Militar de Engenharia (IME). Ainda com a correria do dia a dia de quem está na preparação para testes decisivos, ela conseguiu alcançar o resultado. “Maria é uma inspiração de criação, de educação, respeito, fraternidade e harmonia no lar com um todo, ela sempre tentou criar isso. No meu primeiro desenvolvimento, eu falei sobre o quanto ela é exemplo, inspiração a ser seguida, tanto de amor a seus filhos, quanto a Deus”, explica.
VEJA MAIS
Devoção
As dificuldades encontradas ao longo da rotina de vestibular são depositadas em oração para que Nossa Senhora cuide. Ana Sarah sonha em ser engenheira aeronáutica formada pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a batalha nem sempre foi de acertos. “Ao longo dos meus estudos, desde o primeiro ano que eu decidi que queria ITA, eu passei por muitas reprovações, muitos ‘nãos’ que eu recebi e Maria pra mim sempre foi esperança, sempre foi sinônimo de perseverança, porque sempre foi alguém que eu me apoio”, afirma a estudante.
Recorrer aos cuidados de mãe encontrados no colo da Virgem de Nazaré é motivo de consolo imediato. “Quando eu rezo para Maria, quando eu leio sobre Maria, quando busco ela, isso me acalma, me dá segurança. É como se eu fosse parar no colo de uma mãe me dizendo que se eu não passar talvez não seja o fim do mundo, que eu vou ter outras portas, outras esperanças, então ela é alguém que eu sinto que zela por mim”, conta Ana.
O primeiro lugar no Concurso de Redação do Círio não foi a primeira conquista da aluna. O incentivo a participar de outras premiações é considerado fundamental. “De redação, essa foi a minha primeira. Mas desde o primeiro ano da escola, meus professores, amigos e família sempre me incentivaram. Então, venho buscando essas olimpíadas, é um meio de aprender de uma maneira diferente, por formas diferentes. Às vezes, com aprofundamento maior, é uma coisa que eu gosto muito, gosto de aprender”, ressalta.
Expectativa
Com o retorno do Círio em seu formato tradicional, Ana e toda a família aguardam com ansiedade pelo momento de voltar às ruas. “Meus pais acompanham desde muito cedo e eles não são do Pará, são do Piauí, e logo que eles vieram pra cá, nos primeiros anos, eles começaram a acompanhar. Eles acharam uma manifestação de fé muito bonita. Eu comecei a acompanhar em 2018, foi a primeira vez que fui pro Círio e me apaixonei. Em 2022, estamos nos preparando para ir a família toda acompanhar a procissão do início ao fim”, finaliza a jovem.