Círio 2022: Procissão da Festa é a penúltima romaria e deve reunir 5 mil devotos nas ruas

É a terceira mais antiga das romarias oficiais do Círio, com registos históricos desde 1881 e curiosidades que fazem dessa uma das procissões mais diferentes

O Liberal
fonte

A Procissão da Festa, a terceira mais antiga romaria do Círio de Nazaré e a penúltima procissão oficial da quadra nazarena, ocorre às 8h deste domingo (23). A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é que 5 mil devotos participem da caminhada, que tradicionalmente possui um trajeto diferente a cada ano, assim como a Romaria da Juventude. Realizada há mais de 110 anos, a procissão costumava sair de dentro da Basílica, pois não existia a Praça Santuário.

VEJA MAIS

image Arara, batedor de açaí e pierrô de São Caetano de Odivelas; veja fantasias da Corrida do Círio 2022
Atletas fantasiados são algumas das tradições do evento esportivo que marca o último domingo da quadra nazarena

image Corrida e Caminhada do Círio 2022 mobilizam 5 mil atletas neste domingo (23); confira os resultados
São três percursos, que variam de 3,5 km a 10 km, com saída do Portal da Amazônia, no momento de retomada pós-pandemia

image Romaria dos Corredores: devotos agradecem por graças alcançadas, sobretudo pela saúde
Maria Belém, de 55 anos, correu em gratidão à recuperação da irmã, de 59 anos, acometida por câncer de mama

A previsão é que a romaria tenha 2h de duração, percorrendo 2,4 km. 

Veja o trajeto da Procissão da festa

  • Saída da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, na rua dos Caripunas,
  • travessa Quintino Bocaiúva,
  • avenida Conselheiro Furtado,
  • travessa Benjamin Constant,
  • avenida Nazaré,
  • chegada na Praça Santuário.

Participação dos fiéis

“Esta romaria também é dedicada a todas as instituições e órgãos de segurança e saúde que, de alguma forma, contribuíram para a realização do Círio deste ano, por isso fazemos este convite especial para que todas estejam representadas no dia”, conta Antônio Sousa, diretor de procissões.

A Imagem Peregrina é conduzida no carro Berlinda, com decoração de Vando Nascimento. A missa antes da procissão, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, será celebrada por dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

image Antes da Procissão da Festa do Círio 2022 começar, devotos participam de uma missa na Capela do Sagrado Coração de Jesus (Daleth Oliveira / O Liberal)

Chuva forte mudou horário da Procissão da Festa em 1953

Não se sabe, oficialmente, quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas em 1881 há registros históricos, 24 anos antes dos barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905. Era realizada à tarde, até que uma chuva, em 1953, fez com que passasse a ser realizada pela manhã, o que aconteceu em 1954.

Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja.

Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km. E desde então o percurso muda periodicamente para se tornar inclusivo às paróquias.

Círio
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!