MENU

BUSCA

Círio 2022: devotos se reúnem para agradecer à Virgem de Nazaré no Recírio

O Recírio é o momento de despedida da quadra nazarena em Belém e o momento em que muitos devotos aproveitam para agradecer à santa mais uma vez pelas graças alcançadas. Ou fazer uma nova promessa.

Camila Azevedo e Victor Furtado

Várias histórias de fé caminham pelos dias de Círio de Nazaré, em Belém. E no Recírio, a despedida com a última das 13 romarias oficiais da quadra nazarena, os devotos da Virgem de Nazaré se reúnem para um último momento de agradecimento e pedidos de bênçãos até que se reencontrem, mais uma vez, no outubro do ano seguinte. Emocionados, alguns fiéis contaram histórias que explicam o porquê de o Círio, na capital paraense, ser inexplicável e indescritível. Só quem viu a fé dar frutos é capaz de expressar.

Com a filha vestida de anjinho nos braços, Maria Lúcia, personal bronzer de 34 anos, tinha um agradecimento pessoal e emocionado a fazer: a saúde da criança, que teve momentos difíceis e precisou ser hospitalizada por quase 10 dias ao todo. "Vim pagar a promessa. Estava com risco de pneumonia e ficou sete dias na UTI. Ela está bem e aqui comigo agora", comentou, diante da Basílica Santuário de Nazaré.

LEIA MAIS SOBRE O CÍRIO DE NAZARÉ

Bragmar Santos, aposentado de 60 anos, disse: "somos devotos e temos muitos motivos para estar aqui, para agradecer por todas as graças", disse ele, acompanhado da esposa Nilza Leia, com quem está casado há 35 anos. "Sentimos muita falta desses momentos após os momentos difíceis que sentimos nesses últimos anos. É um momento de muitas graças e de agradecimento pela vida. Eu estou curada de um câncer de mama", contou ela.

LEIA MAIS SOBRE OS EVENTOS DE DESPEDIDA DO CÍRIO 2022:

O designer Douglas Mourão disse que 2022 foi magnífico pela retomada das procissões nas ruas e nas casas das pessoas. Neste ano, tem a agradecer à Virgem de Nazaré por ter conseguido abrir o estúdio dele, um sonho pelo qual trabalhou por dois anos. "Vim com toda a minha família para nos despedirmos do Círio. A gente sempre vem e estamos aqui mais um ano", disse, emocionado e com um semblante de felicidade.

Círio